Água e o Chumbo nas tubulações de cidades americanas
Os Estados Unidos passaram por um grande lobby nas décadas de 80 e 90 para a utilização de tubulações com chumbo na sua composição. Na época, se confiava que o metal, que é nocivo a saúde, não iria dissolver-se em quantidades suficientes para a água das tubulações que abastece a população.
Anos depois não foi o que se verificou e a concentração de chumbo na água de Benton Harbor, cidade próxima a Chicago, chega em m
édia com 22 a 24 ppb de chumbo nas casas dos habitantes, chegando a picos de 889 ppb em algumas casas.
O limite máximo permitido deste metal nos EUA é de 15 ppb, sendo que o recomendado seja abaixo do limite de detecção.
O chumbo é um metal pesado que causa diversos danos à saúde humana, principalmente às mulheres grávidas e crianças, já que o chumbo prejudica ao desenvolvimento do cérebro.
O governo então emitiu um alerta para a população da cidade não consuma a água para cozinhar, lavar a louça e nem para escovar os dentes. O município possui um programa para distribuição de filtros domésticos e água engarrafada para toda a população, porém o fornecimento não é estável e muitas pessoas ficam sem água potável em suas casas.
O atual governo federal possui um projeto de atualização da rede de abastecimento para substituir a tubulação com chumbo, porém o projeto está ainda paralisado e sem um horizonte favorável.
É importante zelar pela qualidade de água potável distribuída à população para evitar problemas como este, desde o conceito até a execução e operação dos projetos de tratamento de água.
A matéria completa pode ser lida neste link da BBC: https://lnkd.in/ddAn8MPD
Comments