top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

A maior planta de tratamento por wetlands construídos do mundo

O campo petrolífero de Nimr, em Oman, necessita gerenciar a enorme produção de efluentes originados do processo de prospecção petróleo. Para cada 1 barril de óleo extraído, 9 barris de água são bombeados para a superfície, o que resulta em enormes vazões de águas a serem tratadas e destinadas.

Inicialmente, a principal opção para o tratamento desses efluentes seria a injeção em poços profundos. Todavia, esse método de destinação teria desafios em atender as rigorosas regulamentações ambientais, além de apresentar altos custos pela demanda energética e elevada pegada de carbono associada. Os principais elementos alvo do processo de tratamento são hidrocarbonetos derivados do petróleo (BTEX), mas as águas bombeadas dos campos de petróleo possuem elevadas concentrações de íons dissolvidos, como Cloreto, Sódio, Sulfato e metais como Boro e Alumínio.

Nesse contexto, o projeto “Nimr Water Treatment Plant” começou a operar em 2010 com a utilização dos wetlands construídos como tecnologia de tratamento dos efluentes gerados no processo para vazão de 115.000 m³/dia em área de 2.3 milhões de m², configurando-se como a maior planta de tratamento por wetlands construídos do mundo! Atualmente, a planta está em ampliação e irá atender a uma vazão final de 175.000 m³/d, o que é equivalente à geração de esgotos de uma cidade de 1.093.750 habitantes!


A concepção do projeto previu a utilização de um sistema totalmente operado por gravidade, criando uma planta de tratamento com gastos energéticos nulos e significativa redução da pegada de carbono e dos custos de manutenção da ETE. O projeto já ganhou diversos prêmios internacionais por sua excelência em sustentabilidade, inovação e segurança operacional.

Informações sobre a planta:


Nome: Baer Nimr Water Treatment Plant

Vazão Equivalente = 1.093.750 hab.

Localização: Muscat, Oman

Aplicação: Tratamento de águas de exploração de petróleo

Área: 2.300.000 m²

Vazão: 115.000 m³/d – 175.000 m³/d

Responsáveis: Bauer Environment / Petroleum Development Oman

Saiba mais sobre os maiores cases de sistemas wetlands construídos ao redor do mundo no blog da empresa Wetlands Construídos, clicando aqui: https://www.wetlands.com.br/post/wetlands-construidos-tratamento-grandes-vazoes-industria-e-saneamento

118 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page