top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Abrandamento: saiba como remover cálcio e magnésio da água.

O abrandador é um equipamento que consiste, basicamente, de um leito de resinas de troca iônica dentro de um vaso de pressão, e tem a função específica de reter a dureza da água, que são os íons de cálcio e magnésio. 


Quando o abrandador começa a deixar escapar a dureza na água tratada, é sinal que a resina está exaurida e deve ser regenerada.


É neste momento que o leito deve ser parado, e a resina então entra em contato com uma solução concentrada que faz a resina liberar de volta a dureza retida e trocar pelo íon da solução concentrada. 


O abrandador possui resinas catiônicas, que retém primariamente o cálcio e o magnésio, dois metais alcalino-terrosos de carga +2. O regenerante usado neste caso é uma solução concentrada de cloreto de sódio (NaCl), próxima ao ponto de saturação. 


A resina neste caso é ávida por íons positivos, e está carregada de íons Ca+2 e Mg+2, porém ela entra em contato com uma dose tão grande de Na+, que ela acaba liberando os metais alcalino-terrosos para ficar novamente com íons sódio na sua superfície, e está pronta para voltar a capturar novamente o íons de cálcio e magnésio.Por que é importante remover a dureza da água? A dureza está associada aos seguintes problemas:


- Causa incrustações nas tubulações de água quente, caldeiras e aquecedores (devido à maior precipitação nas temperaturas elevadas);

- Reduz a formação de espuma, implicando em um maior consumo de sabão;

- Em determinadas concentrações, causa um sabor desagradável e pode ter efeitos laxativos.


A @BBIfiltracao fornece resinas de troca iônica para abrandamento e desmineralização de água. E também é distribuidora exclusiva das resinas FELITE no Brasil.


Conheça toda a linha de produtos para purificação de água em: bbifiltracao.com.br



25 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page