top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Análise do esgoto de aviões para detectar variantes da COVID-19


O período mais crítico da pandemia de COVID-19 parece ter ficado para trás, porém algumas vezes ainda é comum ouvir falar do surgimento de novas cepas do vírus, e então os governos ativam protocolos para identificar o mais rápido possível e controlar quais são as variantes que circulam no seu território. Este conhecimento é essencial para o desenvolvimento de vacinas específicas.


Na último grande explosão de contágios que ocorreu em dezembro de 2022, após a China reduzir as restrições da política do “Covid zero”, alguns países começaram a reativar as exigências para controle de passageiros oriundos deste país, como o exame PCR negativo antes da viagem. Isto causou algumas indisposições diplomáticas com a China, que acusou estes países de estarem praticando medidas exageradas com os cidadãos chineses.


Uma das saídas encontradas pelo ministério da saúde da Espanha para poder detectar novas cepas do vírus oriundas de países afetados por alguma crise de contágios, sem necessidade de controle individual dos passageiros, será o controle dos efluentes coletados em cada voo que chega destes países. Os aviões de viagens intercontinentais, como o Boeing 747, possuem dois reservatórios de 250 litros, um ao lado do outro, e a cada pouso estes reservatórios são aspirados para um caminhão tanque, onde o efluente é destinado ao tratamento ou despejado na rede coletora.


A Espanha anunciou esta quinta-feira que, de acordo com os acordos alcançados a nível europeu, a partir de 9 de fevereiro será ativada a coleta de amostras dos efluentes provenientes de voos diretos da China, “de forma a detectar precocemente a possível chegada de variantes de interesse do vírus SARS-COV-2".


Em relação ao exame de águas residuais para voos provenientes da China, o ministério da saúde espanhol indicou que estas medidas fazem parte do bloco de decisões que foram adotadas dada à situação epidemiológica do COVID-19 na China e coincidindo com a eliminação das restrições de viagens naquele país, em 8 de janeiro de 2023.



5 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page