top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

AQUAPOLO - Um dos maiores sistemas de reúso de água do mundo

O AQUAPOLO


O maior empreendimento para a produção de água de reúso na América do Sul e um dos maiores do mundo, o AQUAPOLO é resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp. Desenvolvido como uma solução para gestão hídrica, o AQUAPOLO fornece água de reúso para o Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da Região do ABC Paulista.

Projeto inovador e sustentável, pioneiro no Brasil, o AQUAPOLO tem capacidade de produzir até 1.000 litros de água de reúso por segundo, utilizando os mais avançados processos tecnológicos existentes no tratamento de água e efluentes. Esse volume é equivalente ao do abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.


Altamente automatizado, o AQUAPOLO utiliza o esgoto tratado pela Estação de Tratamento de Esgoto ABC da Sabesp (ETE-ABC) com seu principal insumo. Após o processo de tratamento, parte do esgoto que seria lançado no Córrego dos Meninos é desviado para a operação do AQUAPOLO.


Os parâmetros e qualidade da água que devem ser alcançados ao final de todo o processo foram determinados em conjunto com os clientes, que a utilizam em diversos processos industriais como torres de resfriamento e caldeiras. Para condução e distribuição da água produzida, foi construída uma adutora de 17 km, saindo de sua sede em São Paulo, passando pelos municípios de São Caetano do Sul e Santo André, até chegar a uma torre de distribuição em Capuava, município de Mauá. A partir dela, uma rede de distribuição de 3,6 km entrega a água para cada um dos clientes do Polo. A adutora foi projetada para permitir derivações, viabilizando o atendimento de possíveis clientes ao longo de seu percurso.


O PROCESSO DE TRATAMENTO


Quando o esgoto tratado da ETE-ABC chega na estação de tratamento do AQUAPOLO, ele passa por meio de uma bateria de filtros tipo disco. Após segue para processos biológicos anóxico e aeróbio por meio de reator tipo carrossel. Dentro do tanque são criadas zonas de aeração com diferentes concentrações de O2. Isso garante que a DQO e amônia sejam eficientemente tratados.


Na sequência, é feita a separação física do lodo ativado com membranas de ultrafiltração (MBR). A qualidade da água proveniente do processo do MBR já tem condições de reúso. Porém, devido à restrição do parâmetro de condutividade exigido pelos clientes, parte da água passa por um sistema de desmineralização por osmose reversa, para remoção dos sais. Então, a água final fornecida para os clientes é uma mistura contendo parte da água produzida no MBR e parte da osmose, com baixíssima condutividade.


Para conhecer melhor o AQUAPOLO, assista este vídeo no YouTube: https://youtu.be/ajSObeJ-9u4


Caso tenha interesse em equipamentos ou serviço para reúso de água, entre em contato conosco através do e-mail contato@aguaeefluentes.com.br


Somos parceiros de empresas sérias e comprometidas com os clientes, que oferecem soluções em tratamento de água, efluentes e lodo.




58 visualizações0 comentário

Comentarios


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page