top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Biogás e Biometano

O biogás é uma mistura de gases produzidos a partir da decomposição anaeróbia da matéria orgânica. O processo anaeróbio ocorre sem a presença de oxigênio, por microrganismos específicos, em reatores conhecidos por digestores ou biodigestores anaeróbios.


Dentro dos digestores, os microrganismos quebram as moléculas orgânicas complexas em componentes mais simples, produzindo principalmente metano (CH₄) e dióxido de carbono (CO₂), além de outros gases em menores concentrações, como vapor de água, sulfeto de hidrogênio, amônia, entre outros, formando assim o biogás.


O metano é o componente principal e o mais valioso do biogás, pois é uma fonte de energia que pode ser utilizada de diversas maneiras, como na geração de eletricidade, no aquecimento de ambientes e na produção de calor industrial.


O biogás pode ser purificado para remover os contaminantes e aumentar a concentração de metano, produzindo assim o biometano, que pode ser comprimido e utilizado como combustível em veículos movidos a gás natural (GNV).


O biogás pode ser produzido através de diversas fontes de matéria orgânica, como resíduos gerados na produção agrícola e de proteína animal, em agroindústrias, em estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais, além de outros.


Nas estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais, destaca-se o uso de digestores anaeróbios para a produção de biogás a partir da digestão do lodo gerado em processos como o de lodos ativados.


É importante destacar que a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos tem benefícios ambientais significativos. Ela ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, já que captura e converte o metano, um gás de efeito estufa mais prejudicial que o dióxido de carbono.


Portanto, o biogás é uma forma sustentável de energia que aproveita resíduos orgânicos, transformando-os em uma fonte de energia renovável e reduzindo os impactos ambientais associados à decomposição natural desses materiais.


Este post foi patrocinado pela SanecomFibra, empresa referência em equipamentos de medição de vazão e nível, e produtos em PRFV para estações de tratamento. Saiba mais em: sanecomfibra.com.br



27 visualizações0 comentário

Comentarios


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page