top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Calha Palmer-Bowlus para medição da vazão

Atualizado: 18 de abr. de 2023

A medição da vazão possui papel fundamental em uma estação de tratamento ou em um processo industrial. Pois muitas operações são ajustadas de acordo com o volume de líquido que está entrando no processo, como a dosagem de produtos químicos ou o fluxo de ar, por exemplo. Além disso, todo efluente tratado lançado em corpos hídricos deve ter sua vazão monitorada, por exigência dos órgãos ambientais.


Existem diversos medidores de vazão, sendo que alguns dos mais utilizados são a Calha Parshall, para canais abertos e escoamento por gravidade, e o medidor eletromagnético, para tubos fechados e totalmente preenchidos com o líquido.


Porém, em muitas situações é necessário medir a vazão de líquidos em tubulações fechadas, com escoamento por gravidade, mas com preenchimento parcial, como é o caso da grande maioria das tubulações de lançamento do efluente tratado nos corpos hídricos receptores. Para estas situações, um dos medidores de vazão mais utilizados é a Calha Palmer-Bowlus.


A Calha Palmer-Bowlus tem uma seção transversal em forma de U e foi projetada para ser inserida ou alinhada com tubos e canais. Pode-se definir o tamanho da Calha Palmer levando em consideração a vazão máxima e o diâmetro do tubo.


É indicado instalar a Calha Palmer-Bowlus em uma seção reta de pelo menos 10x o tamanho do diâmetro de entrada da calha, para evitar turbilhonamento no ponto de medição, e em tubulações com no máximo 2% de inclinação.


A SanecomFibra fornece a Calha Palmer-Bowlus em PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro), com inibidor UV, e escala graduada em m³/h no corpo da calha. Estão disponíveis 3 tipos de conexões para instalar na tubulação: extremidades com luva roscada/ponta e bolsa (padrão); extremidades flangeadas; e extremidades abertas tipo canaleta.


Oferece ainda alguns acessórios opcionais, entre eles: suporte em PRFV ou aço inox para sensor ultrassônico; tampa fixa lisa ou articulada para a calha Palmer fabricada em PRFV; tampa tipo pescoço com suporte para sensor ultrassônico acoplado à tampa, fabricada em PRFV; e medidor ultrassônico de vazão para calha Palmer.




81 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page