top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

CASE Wetlands & CASAN: Wetlands para tratamento de lodos de caminhão limpa fossa!

♻ Uma das aplicações dos wetlands é o tratamento de lodos orgânicos: lodos de outras ETE biológicas e/ou lodos sépticos (lodos de "caminhão limpa fossa").


🌾 No case apresentado nas imagens, a construção da Unidade de Gerenciamento de Lodos, usando a tecnologia Wetlands (UGL Wetlands), permitiu a viabilização do conceito do "Esgotamento sobre rodas" no munícipio de Descanso/SC, onde a concessionária fará a coleta de lodos das unidades de tratamento de esgoto individualizadas e encaminhará, por meio de caminhões "limpa fossa", até a UGL Wetlands.


Na UGL Wetlands os lodos são tratados (desaguados, mineralizados, beneficiados e higienizados) passivamente, sem uso de polímeros, mecanização ou outras rotinas de beneficiamento intensivas. Após 10 anos de operação, o lodo acumulado nos leitos (biossólido) é removido e está pronto para destinação agrícola, conforme CONAMA 498/20. A fração líquida do lodo (lixiviado) é tratada em uma segunda etapa, em um wetlands vertical de fundo saturado, para alcançar os padrões de lançamento conforme CONAMA 430/11.


✔ O case em questão está em fase de implantação e deve começar a operar ainda em 2024.


Para saber mais sobre o mecanismo de funcionamento acesse o link abaixo:





47 visualizações0 comentário

コメント


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page