top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Comportas para isolamento ou controle de fluxo em estações de tratamento

As comportas desempenham um papel essencial nas estações de tratamento de água, esgoto e efluentes, pois permitem controlar o fluxo do líquido ao longo do processo de tratamento. Elas podem ser utilizadas com abertura e fechamento parcial ou total, dependendo se o objetivo é isolar ou regular o fluxo. Aqui estão algumas das diversas aplicações das comportas em estações de tratamento:

  • Isolamento de canais;

  • Admissão de água em câmaras de floculação;

  • Entrada e saída de água em decantadores;

  • Abertura e fechamento de afluentes de filtros;

  • Alimentação de reservatórios ou tanques;

  • Regular e dividir a vazão de água ou efluente nos diferentes blocos de tratamento da estação, como decantadores ou tanques de aeração;

  • Remoção do lodo do fundo de decantadores ou adensadores.

As comportas também são essenciais para a manutenção e reparos nas estações de tratamento. Elas podem ser fechadas para isolar uma parte específica da estação, permitindo a realização de trabalhos de manutenção ou reparos em um equipamento sem afetar o restante do processo de tratamento.

Para as comportas poderem desempenhar sua função adequadamente, ela deve ser construída com material que resista à pressão do líquido, ao desgaste e à corrosão. Um material muito utilizado para fabricação de comportas é o PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro), devido à sua alta resistência e ao seu custo, quando comparado com outros materiais, como o inox, por exemplo.

Além disso, as comportas devem vedar a passagem do líquido de forma eficiente. Para isso, elas devem ser dimensionadas com precisão para o local onde serão instaladas, e também possuem normalmente algum tipo de borracha de vedação.

A SanecomFibra fornece comportas de superfície e de fundo, em PRFV, com vedação em borracha nitrílica ou EPDM, fabricadas com as dimensões conforme o projeto, e acionamento manual ou por atuador elétrico. No vídeo são mostradas comportas sendo utilizadas em canais de desarenação em uma Estação de Tratamento de Esgotos.

35 visualizações0 comentário

Kommentare


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page