top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Composteira comunitária

O Município do Porto, através da empresa municipal Porto Ambiente, e a Lipor, no âmbito do projeto Cityloops, têm implementado, desde agosto de 2021, dois espaços de compostagem comunitária, localizados no Amial e em Paranhos.

Neste momento, são 151 famílias a dar uma contribuição fundamental para o sucesso destes espaços, que, estima-se, tenham permitido que mais de 7,6 toneladas de biorresíduos fossem valorizadas. Do empenho destes participantes foi possível produzir 2,05 toneladas de composto distribuído pelas famílias aderentes.


Na Praça do Cávado, em Paranhos, estão instalados cinco módulos de compostagem e junto ao Parque Infantil do Amial, 10 módulos. Podem ser depositados biorresíduos como, por exemplo: pão, sacos de chá e borras de café, carne ou peixe (cru ou cozinhado), manteigas e queijos, sobras de alimentos cozinhados, cascas e ovos (crus ou cozinhados), legumes e frutas com ou sem casca. Técnicos especializados fazem o monitoramento regular dos resíduos depositados nas duas ilhas, com controle e registo de parâmetros técnicos como a temperatura e a umidade.


A expansão da coleta seletiva de biorresíduos é uma aposta estratégica do Município do Porto para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade de carbono na cidade, em linha com os desafios do Pacto do Porto para o Clima.


32 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page