top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Economia de energia em ETE com sistemas de aeração por ar difuso

Em uma estação de tratamento de esgoto onde existe a etapa biológica aerada, o custo com energia elétrica pode chegar a 50% do total da estação através da utilização de equipamentos como os aeradores mecânicos ou aeração por ar difuso.

Os aeradores mecânicos podem ter diferentes formatos e características, e geralmente sua função é causar um turbilhonamento, expondo o líquido na forma de gotículas ao ar, ocasionando assim a entrada do ar atmosférico no meio líquido.

O sistema de aeração por ar difuso é composto por sopradores que comprimem ar atmosférico através de uma tubulação até um conjunto de difusores instalados no fundo de um tanque ou lagoa. O ar é introduzido próximo ao fundo do tanque, e o oxigênio é transferido através de contato ao meio líquido à medida que a bolha se eleva à superfície.

Os difusores mais utilizados são os de membranas flexíveis. Este difusor consiste em uma membrana que se expande ao receber ar do soprador, permitindo o alargamento de minúsculas aberturas. Quando o ar é desligado, a membrana retorna ao seu formato original, fechando os orifícios, e dificultando a colmatação de fora para dentro.

Em geral, quanto menor o tamanho da bolha de ar, maior a área superficial disponível para a transferência de gases, ou seja, maior a eficiência de oxigenação.

Por estas razões (tempo de contato e tamanho de bolha), os sistemas de aeração com bolhas finas são mais eficientes na transferência de oxigênio que os aeradores mecânicos, impactando numa economia de energia em torno de 60%.

Confira no vídeo o estudo de caso de uma empresa de laticínios que substituiu o sistema de aeração mecânica por um sistema de ar difuso da B&F Dias, e obteve uma economia de 66% nos custos com energia elétrica na ETE.

Veja também os diferentes tipos disponíveis de sistemas de aeração por ar difuso da B&F Dias em: bfdias.com.br




36 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page