Buscar
  • aguaeefluentes

Estação de Tratamento de Esgotos da EMBRAPA

Embrapa desenvolve Estação de Tratamento de Esgotos de baixo custo capaz de produzir um efluente de excelente qualidade, apto ao reúso agrícola.


A estação de tratamento possui uma configuração compacta e foi dimensionada para dar vazão a um fluxo de efluentes gerado por até 500 pessoas, o que equivale a um volume diário de 50 m³ (50 mil litros), tendo seu custo de implantação estimado em R$ 80 mil.


No protótipo de ETE configurado pelos pesquisadores, o tratamento do efluente ocorre nos níveis primário, secundário e terciário. Ao todo, são nove tanques, sendo três caixas de concreto e seis tanques de PVC, que desempenham diferentes processos até resultarem no efluente final. O tratamento inicia com a remoção de materiais mais densos como areia, terra, gordura, papel higiênico, entre outros, seguida da degradação da matéria orgânica a partir de processos anaeróbicos (sem a presença de oxigênio) pela ação de biomassa microbiana que gera biogás. Na sequência, ocorrem os processos de filtração em quatro etapas para remoção de ovos e cistos de vermes parasitas e, por fim, há a desinfecção por cloro.

Para saber mais acesse: https://bit.ly/3wViSUU


Entre para o nosso canal do Telegram: https://lnkd.in/dPySkns

3 visualizações0 comentário