top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Etapas do Tratamento de Esgoto Sanitário - GR Química

O tratamento dos esgotos sanitários desempenha um papel fundamental na preservação da qualidade da água e na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Este processo envolve diversas etapas essenciais que contribuem para a purificação e a segurança do recurso hídrico.



Inicialmente, o esgoto bruto é coletado e encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, onde passa por um TRATAMENTO PRELIMINAR. Nesta fase, são removidos subprodutos sólidos como partículas grosseiras e areia, preparando-o para as etapas subsequentes. É crucial que esses resíduos recebam o tratamento e a destinação adequados.


O esgoto então passa pelo TRATAMENTO PRIMÁRIO, onde os sólidos sedimentáveis e flutuantes são removidos por processos físicos. Na sequência, ocorre a remoção da matéria orgânica (DBO) e parte dos nutrientes (nitrogênio e fósforo), através de processos biológicos (aeróbios ou anaeróbios), pertencentes ao TRATAMENTO SECUNDÁRIO.


A última etapa, o TRATAMENTO TERCIÁRIO, possui o objetivo de remover contaminantes específicos, e só é utilizado eventualmente. Os processos geralmente são físico-químicos, para a remoção complementar de fósforo, por exemplo, ou a desinfecção, visando a remoção de organismos patogênicos. Em alguns casos, o tratamento secundário e o terciário ocorrem na mesma etapa, como a remoção físico-química de fósforo no clarificador do processo de lodos ativados.


Outro aspecto importante é o TRATAMENTO DE LODO, um subproduto gerado em grande volume durante o processo de tratamento, contendo uma concentração significativa de matéria orgânica e outros contaminantes removidos do esgoto.


Após o tratamento, existe a possibilidade de reutilização da água, dependendo da qualidade alcançada e da finalidade do reúso. Além disso, o lodo gerado na ETE pode ser reaproveitado, principalmente na agricultura, e o biogás produzido no digestor de lodo pode ser utilizado para geração de energia.


Na GR, oferecemos soluções para o tratamento de água efluentes, contribuindo com a qualidade da água e a preservação do meio ambiente. Para saber como podemos otimizar seus processos de tratamento de efluentes e promover a conservação dos recursos hídricos, entre em contato conosco em grindustria.com.br


77 visualizações0 comentário

Commentaires


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page