top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Eutrofização: você conhece este fenômeno e o que ele pode causar?

Eutrófico significa bem nutrido, ou seja, um ambiente eutrofizado significa um ambiente com muitos nutrientes.


As algas e outras plantas aquáticas obtêm a sua fonte de energia primária da energia luminosa através do processo de fotossíntese, e também necessitam de nutrientes para crescer e se reproduzir. Dois desses nutrientes essenciais são o nitrogênio e o fósforo, disponíveis para as plantas principalmente na forma de nitratos e fosfatos.


Os esgotos contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urinas, nos restos de alimentos, nos detergentes e outros subprodutos das atividades humanas. Durante a autodepuração de um corpo hídrico após o despejo de esgoto, as formas de nitrogênio e fósforo presentes acabam sendo convertidas, em sua grande parte, em nitratos e fosfatos.


Com o despejo de esgoto há, portanto, uma grande elevação do aporte de nitratos e fosfatos no corpo d’água, trazendo em decorrência, uma elevação nas populações de algas e outras plantas. Dependendo da capacidade de assimilação do corpo d’água, a população de algas poderá atingir valores bastante elevados, trazendo uma série de problemas.


Em um período de elevada insolação, ou seja, de grande quantidade de energia luminosa disponível para a fotossíntese, as algas poderão atingir superpopulações, constituindo uma camada superficial, similar a um caldo verde. Esta camada superficial impede a penetração da energia luminosa nas camadas inferiores do corpo d’água, causando a morte das algas situadas nestas regiões. A morte destas algas traz, em si, uma série de outros problemas.


O processo de eutrofização ocorre principalmente em lagos e represas, que são ambientes lênticos, mas pode ocorrer também em rios, embora seja menos frequente, devido às condições ambientais serem mais desfavoráveis para o crescimento de algas e outras plantas, como turbidez e velocidades elevadas.


Há outras formas de aumentar a concentração de nutrientes em um lago ou represa, como por exemplo o carregamento de fertilizantes aplicados na agricultura em dias chuvosos. Mas a contribuição pelos esgotos domésticos ainda é o principal fator causador da eutrofização.


Os principais problemas decorrentes da eutrofização de um corpo d’água são:

- estéticos e recreacionais, devido ao excesso de algas e plantas, e também pelo odor característico;

- possível mortandade de peixes e outras espécies aquáticas devido à diminuição da concentração de oxigênio dissolvido da água, e pelo aumento da concentração de amônia livre;

- maior dificuldade e elevação nos custos do tratamento em uma ETA que capta água de um ambiente eutrofizado, pela necessidade de remover cor, sabor e odor da água;

- risco de haver cianobactérias capazes de produzir toxinas que podem causar danos graves se ingeridas em grande quantidade por animais ou seres humanos.


A SanecomFibra fornece equipamentos para estações de tratamento de esgoto, efluentes e água. Saiba mais em: sanecomfibra.com.br


44 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page