top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Fábrica usará água da chuva para produção de insulina

Atualizado: 26 de jan. de 2023


A fábrica de insulinas da Novo Nordisk em Montes Claros (MG) inaugurou recentemente um sistema de captação de água pluvial com capacidade de uso de 80 milhões de litros por ano. O sistema economizará 40% do consumo do recurso da concessionária de água local.


Durante o segundo semestre de 2022, além da lagoa, a fábrica também direcionou seus esforços para a construção de uma Estação de Tratamento de Água, com sistemas de decantação, filtragem, ultrafiltração e purificação da água para atendimento aos requisitos legais de potabilização. Este sistema passou por um processo de validação e aprovação da Vigilância Sanitária para ser autorizado a reutilizar a água da chuva na fabricação de medicamentos.


“A insulina tem mais de 90% de água em sua composição, portanto, este projeto nos permitirá ser pioneiros, sendo a única no Brasil a fabricar insulina utilizando água da chuva. É o resultado do propósito da nossa estratégia ambiental de impacto positivo tanto no meio ambiente, quanto na sociedade”, explica Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da empresa.



A unidade de Montes Claros da Novo Nordisk é reconhecida como a maior fábrica de insulina da América Latina e uma das mais modernas do mundo, responsável por 30% da insulina produzida mundialmente pela empresa e 15% da insulina consumida no mundo, totalizando sozinha 25% de toda exportação de medicamentos do Brasil. A unidade produz insulinas para 50 países, incluindo o Brasil, onde parte da produção é destinada ao SUS (Sistema Único de Saúde).


Além do reúso de água da chuva inaugurado agora, a fábrica já conta com outras ações de redução e reutilização de água. Um exemplo são os 250 mil litros de efluentes que são tratados em uma Estação de Tratamento de Efluentes e reutilizados na irrigação de 40 mil m² de áreas verdes locais e 130 mil litros de efluentes industriais que são tratados em uma planta de reúso e são utilizados para torres de resfriamento e caldeiras. Somente com essas iniciativas, já se tem 380 mil litros de água de redução de consumo de água.



22 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page