top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Ferro e Manganês: Problemas e Remoção

Atualizado: há 2 dias

A presença de ferro e manganês na água é comum em alguns locais, principalmente em águas captadas de poços, ou em rios e lagos onde o solo no entorno possui alta concentração desses metais. Eles são naturalmente encontrados em minerais no solo e, quando entram em contato com a água subterrânea ou superficial, podem se dissolver, aumentando a sua concentração na água.

O excesso de ferro e manganês na água pode causar diversos problemas. Antes de serem expostos ao oxigênio do ar, estes metais geralmente estão presentes na água nas suas formas solúveis (Fe2+ e Mn2+), que não alteram a coloração da água. Porém, após contato com o ar, estes íons são oxidados às formas insolúveis (Fe3+ e Mn4+) e tendem a precipitar, conferindo cor e turbidez à água.


O ferro oxidado deixa a água com tom avermelhado ou marrom. Já o manganês oxidado pode causar uma tonalidade preta ou marrom escuro. Em decorrência da alteração de cor pela precipitação dos metais, a água costuma manchar roupas, utensílios e superfícies.


Além de poder alterar a cor da água, a presença de ferro e manganês pode conferir sabor e odor metálicos à água, tornando-a desagradável para consumo, sendo que há padrões organolépticos de potabilidade para ambos elementos na Portaria GM/MS Nº 888/2021.


Os precipitados de ferro e manganês podem se acumular nas tubulações e equipamentos, causando obstruções, e reduzindo assim a eficiência dos sistemas de distribuição de água. Nos processos industriais, os precipitados se aderem às superfícies das resinas de troca iônica ou às membranas de osmose reversa, fazendo com que pouco a pouco desative ou reduza a eficiência dos processos.


O tratamento para remoção de ferro e manganês da água geralmente é feito através da oxidação química, utilizando oxigênio (aeração), cloro ou permanganato de potássio, para precipitar os metais, que podem ser retidos com filtros multimídia, zeólitas, cartuchos ou ultrafiltração.


A B&F Dias fornece sistemas de tratamento para remoção de ferro e manganês, como filtros e ultrafiltração, além de diversos componentes para tratamento de água. Saiba mais em: bfdias.com.br 

23 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page