Floco Biológico - Sua composição e importância no processo de lodos ativados
Atualizado: 15 de fev.
Em alguns processos de tratamento, como o de lodos ativados, os organismos se concentram, formando uma unidade estrutural mais ampla, o assim denominado floco.
Embora os microrganismos sejam os agentes da remoção de DBO, o floco de lodo ativado desempenha um papel fundamental no processo de remoção da matéria orgânica. Não é apenas a propriedade dos organismos heterótrofos* de estabilizarem a matéria orgânica que torna o processo de lodos ativados eficiente.
De fundamental importância é também a propriedade que possuem os principais microrganismos envolvidos de se organizarem na unidade estrutural do floco, o qual é capaz de se separar do líquido por simples mecanismos físicos de sedimentação. Tal separação permite que o efluente final saia clarificado (com reduzidas concentrações de matéria orgânica em suspensão).
A qualidade do efluente final é caracterizada, portanto, por baixos valores de DBO solúvel (removida no reator biológico) e DBO em suspensão (flocos removidos na unidade de decantação final). O mecanismo de floculação que, no tratamento de água, é alcançado às custas da adição de produtos químicos, ocorre por mecanismos inteiramente naturais no tratamento biológico.
O floco apresenta uma estrutura heterogênea que contém material orgânico adsorvido, material inerte dos esgotos, material microbiano produzido para a matriz, células vivas e mortas.
O tamanho do floco é regulado pelo balanço entre as forças de coesão e as tensões de cisalhamento causadas pela aeração artificial e agitação. Dentre os microrganismos componentes do floco podem ser encontrados, além de bactérias e protozoários, fungos, rotíferos, nematoides e ocasionalmente até mesmo larvas de insetos.
Fonte: Princípios básicos do tratamento de esgotos. Marcos Von Sperling. 2ª ed.
*Organismos heterótrofos ou heterotróficos: são organismos que não são capazes de produzir seu próprio alimento, assim precisam consumir outros seres vivos ou substâncias orgânicas para obter energia e nutrientes para a sua sobrevivência.
Comments