top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Gigantes do Tratamento de Água


Trazemos dois gigantes mundiais em produção de água potável.


A maior dessalinizadora de água do mar do mundo está localizada em Jebel Ali, Dubai e é capaz de produzir 2.1 milhões de m3 por dia de água potável, utilizando processo de destilação flash em multiestágio e osmose inversa, os dois em paralelo. Não por acaso, ela está localizada ao lado de uma das maiores usinas termelétricas a gás do mundo, de onde é gerado tanto a energia térmica para os destiladores quanto a energia elétrica para a osmose.


Como comparação a Estação de Guandú, que até o ano passado era a maior ETA convencional do mundo em operação contínua, tem capacidade de 3,7 milhões de m3 por dia. Esta estação foi sendo ampliada ao longo dos anos, e hoje conta com incríveis 13 floculadores, 15 decantadores e 132 filtros!


As duas tecnologias para potabilização são muito diferentes, porém vale a pena colocar estas duas grandes unidades de produção lado a lado para o fator que mais as diferenciam.

Como já dissemos, a dessalinização da água do mar para produção de água potável é um processo bastante intensivo no uso de energia quando comparado com os métodos convencionais. Seu uso é empregado em locais onde a disponibilidade de água doce é mínima ou sua disponibilidade já está muito estressada (o chamado estresse hídrico).


E você o que acha? Deixe seu comentário e não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter em aguaeefluentes.com.br


Fontes: https://lnkd.in/d2TnKVkK

https://lnkd.in/duB6BtG7


5 visualizações0 comentário

Commenti


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page