top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Governo do Espírito Santo realiza leilão de R$ 2,24 bi para tratamento de esgoto para reúso em siderúrgica

O Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), realizou, nesta quarta-feira (17), o leilão para a construção, operação e manutenção de estação de tratamento de efluentes sanitários e fornecimento de água de reúso para a siderúrgica ArcelorMittal. O Consórcio GS Inima Tubonews representado pela corretora Sita, foi a vencedora do leilão com uma proposta de 25% de desconto sobre a tarifa e 13% de outorga sobre a receita líquida.


O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 l/s de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial. O efluente tratado será bombeado de Camburi, em Vitória, até o Polo Industrial no município da Serra. O prazo de contrato é de 30 anos. No acordo, a ArcelorMittal se compromete a adquirir o volume de 200 l/s.


O critério do leilão combina o maior desconto sobre a tarifa com o maior valor de outorga. O valor estimado do contrato é de R$ 2,24 bilhões, correspondente à soma simples das receitas durante a vigência da concessão. A ação do governo beneficiará moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.


“Essa concessão é uma inovação que estamos apresentando à sociedade brasileira. Isso faz parte da nossa política de segurança hídrica, permitindo a produção de até 300 litros de água por segundo para uso na atividade industrial. Assim, vamos deixar de utilizar a água dos nossos mananciais para este fim. É importante ainda para a Cesan, que deixará de investir na construção da unidade de tratamento de esgoto – que será feita pela empresa vencedora – e receberá uma outorga”, comentou o governador do Estado, Renato Casagrande, que esteve presente na sessão pública de leilão, realizada na B3, em São Paulo (SP).

Fonte: es.gov.br


15 visualizações0 comentário

Kommentare


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page