top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Hidrogênio verde a partir de esgoto tratado e energia solar


A primeira usina de hidrogênio verde produzido a partir de esgoto tratado, na Espanha, começa a se tornar realidade. O governo já concluiu a instalação e colocou em funcionamento, em uma das ETEs de Madri, uma usina fotovoltaica que tem como objetivo a plena capacidade de produção de energia necessária para a planta durante o primeiro semestre de 2024.


O objetivo deste projeto é que as placas possam produzir até 1 MW de potência, fornecendo energia a um eletrolisador de mesma potência, alimentado por água de reúso da ETE, que após passar pelo tratamento convencional, é enviada a uma ultrafiltração e osmose reversa.


O eletrolisador é um equipamento que permite produzir hidrogênio por meio da eletrólise, a qual é capaz de quebrar as moléculas da água em hidrogênio e oxigênio através da eletricidade.


O hidrogênio “verde” se chama assim quando todo o hidrogênio é gerado a partir de fontes renováveis de energia. Esta classificação em cores é devido a maior parte do hidrogênio produzido atualmente depende de combustíveis fósseis para sua produção (hidrogênio azul ou cinza).


O orçamento base definido para esta instalação é de 7,2 milhões de euros, e inclui a construção integral da instalação, o seu funcionamento durante dois anos e a comercialização do hidrogênio verde que é produzido.


A Europa está apostando pesado na implantação de plantas de hidrogênio verde no processo de descarbonização da indústria com o objetivo de transformá-la em uma atividade menos poluente. Desta forma, setores como o transporte pesado ou a aviação, com maior dificuldade em abdicar da combustão, serão os principais beneficiários deste hidrogênio com o intuito de reformar os seus modelos de negócio.


Toda a energia necessária para o funcionamento da usina será de energias renováveis ​​que serão produzidas na própria instalação por meio de energia solar fotovoltaica e biogás. O hidrogênio produzido será utilizado em veículos com baterias de hidrogênio ou será injetado na rede de gás. “Será a primeira usina em nosso país que utilizará água de reúso como fonte de geração de hidrogênio, porque até agora só se utilizava água potável ou de reservatórios”, informa.


Para a Comunidad de Madrid, este empreendimento é "um exemplo claro da aposta na economia circular e no ciclo integral da água" como modelo para o futuro. Este ciclo integral da água é entendido como seu início na água das chuvas, sua passagem por reservatórios e represas, sua chegada às residências para uso doméstico e sua purificação em estações de esgoto para que possa ser reutilizado.


Traduzido e adaptado de: https://lnkd.in/dAVqBKRu

37 visualizações0 comentário

Comentários


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page