top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

IMPACTO DE INCRUSTAÇÃO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM CALDEIRAS


Você já deve ter ouvido sobre os problemas que uma incrustação causa em um sistema de geração de vapor, quando ocorre paradas não programadas, furos por superaquecimento e vários outros problemas, porém as perdas não são somente durante as paradas. Nesse exato momento, sua caldeira pode estar jogando dinheiro fora se ela tiver alguma camada de incrustação nas tubulações


Entenda que o maior volume de Dinheiro (R$) que é “consumido” no setor de geração de vapor (caldeira) é o combustível, que pode ser a lenha, o gás natural, o óleo BPF, o bagaço de cana entre outros tantos materiais utilizados para queima na fornalha da caldeira.


Qualquer incrustação em uma caldeira é indesejável. A melhor maneira de lidar com a incrustação é não a deixar se formar, através de tratamento adequado. As incrustações atuam com isolantes térmicos reduzindo a eficiência de troca térmica em geradores de vapor.


O grau de redução da eficiência de uma caldeira depende basicamente da espessura da Incrustação e de sua composição. A relação é direta, veja a tabela, em caldeiras flamotubulares uma incrustação de menos de 1mm de CaCO3 ("normal") ~2% , podendo chegar a mais de 5% dependendo do tipo de depósito.


Faz a conta você aí. Quanto você gasta de combustível hoje na sua caldeira? Quando representa 5% de combustível em dinheiro. Certamente em muitos casos chegará a milhares de reais.


Assista a esta aula GRATUITA sobre TRATAMENTO DE ÁGUA DE CALDEIRAS: https://lnkd.in/d2dHuCsA

8 visualizações0 comentário

Comentarios


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page