Impacto que a escolha do coagulante pode ter no tratamento de água e efluentes
- Moisés Antônio Benvegnú
- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Você sabe o impacto que a escolha do coagulante pode ter no tratamento de água e efluentes?
A eficiência de um sistema de tratamento está diretamente ligada à escolha e à aplicação correta dos insumos químicos, e o coagulante é um dos protagonistas desse processo. Quando selecionado de forma inadequada, ele pode comprometer a remoção de contaminantes, gerar maior volume de lodo, elevar os custos operacionais e até causar efeitos negativos ao meio ambiente.
Cada tipo de água e efluente possui características específicas, como pH, carga orgânica, níveis de sólidos suspensos e presença de metais ou nutrientes, que influenciam diretamente no desempenho do coagulante. Por isso, antes de definir o produto, é essencial realizar testes comparativos, como o Jar Test, para avaliar qual solução oferece melhor desempenho técnico e custo-benefício.
No Jar Test, ou Teste de Jarros, amostras representativas do líquido são distribuídas em uma série de jarros, onde diferentes combinações e dosagens dos produtos químicos são adicionadas a cada jarro.
Após a agitação nos jarros, ocorre um período de repouso determinado, permitindo que os flocos que foram formados sedimentem. Em seguida, são realizadas análises de determinados parâmetros do líquido clarificado, a fim de avaliar a eficiência de remoção dos contaminantes, como sólidos suspensos, metais, entre outros.
No vídeo abaixo, mostramos a comparação entre o uso de policloreto de alumínio (PAC) 18% com auxiliar de floculação e o cloreto férrico com o mesmo auxiliar. A diferença na formação dos flocos e na clarificação da água evidencia como a escolha correta faz toda a diferença.
Se você atua em ETA ou ETE, e ainda tem dúvidas sobre qual coagulante utilizar, entre em contato com a GR Water Solutions, que eles poderão te ajudar a entender melhor seu processo e identificar a solução ideal!
A GR Water Solutions fornece diferentes tipos de coagulantes, polímeros em pó e emulsão, além de alcalinizantes, como parte da linha de produtos de alta qualidade, projetados para atender além da indústria, às necessidades específicas de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Efluentes (ETE).
Saiba mais em: grwatersolutions.com.br
Comments