Indústria tabageira pagará pela coleta de bitucas de cigarro nas praias espanholas
A indústria tabageira terá de pagar pela gestão das bitucas de cigarro que são jogadas nas praias da Espanha.
Milhões de bitucas de cigarro são jogadas fora a cada ano, liberando resíduos plásticos que podem levar décadas para se decompor.
Cerca de 20% dos espanhóis fuma todos os dias, segundo dados de 2020.
Um relatório da Fundação Catalã Rezero estimou que as autoridades locais da Catalunha pagam entre 12 e 21 euros por habitante anualmente pela limpeza de cigarros nas ruas, com taxas ainda mais altas nas zonas costeiras.
O documento descreve os resíduos de cigarros como "os mais abundantes" nas praias do Mediterrâneo ocidental e acrescenta que as medidas existentes para a sua redução, como campanhas de sensibilização e cinzeiros portáteis nas praias, têm sido insuficientes.
As novas regras responsabilizam os fabricantes pela coleta das bitucas de cigarro descartadas, bem como pelo seu transporte para tratamento de resíduos.
A regulamentação já entrou em vigor, mas ainda não está claro como será aplicada ou se os custos serão repassados aos consumidores.
A maioria das bitucas de cigarro contém filtros de fibra de acetato de celulose, um tipo de bioplástico.
Segundo os cientistas, a contaminação por microplásticos pode impedir o crescimento das plantas.
O cerco está se fechando contra o cigarro, pois em julho passado, fumar foi proibido em todas as praias públicas de Barcelona e os infratores foram multados em 30 euros.
Comentários