top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Janelas com água para aquecer e resfriar edifícios

Um protótipo inovador de janela foi desenvolvido pela startup britânica Water-Filled Glass. O sistema é uma versão mais recente da conhecida janela isolada de vidro duplo, introduzindo uma fina membrana de água entre duas camadas.

Essa película imperceptível de água funciona para absorver o calor da luz solar – ou o calor que escapa do interior do edifício. Uma vez aquecida, esta água é bombeada através de uma rede de tubulações sob o piso nas áreas mais frias do edifício.


Esta tecnologia patenteada foi desenvolvida pelo professor de arquitetura da Universidade de Loughborough, Matyas Gutai, juntamente com seus colegas Daniel Schinagl e Abolfazl Ganji Kheybari.


Gutai fundou a startup britânica em 2020 e já havia trabalhado para o arquiteto japonês Shigeru Ban e no laboratório de pesquisa de Kengo Kuma na Universidade de Tóquio.


Como as estratégias de isolamento de janelas há muito representam um obstáculo na busca de uma arquitetura passiva, a equipe da Water-Filled Glass espera que essa nova tecnologia possa trazer eficiência até mesmo para os edifícios mais envidraçados.


De acordo com a startup britânica, esse método de absorção de energia térmica não apenas aquece interiores em climas mais frios, mas também limita a quantidade de ganho de calor solar que entra em um espaço em climas mais quentes.


Para evitar que a água congele durante o inverno, o conjunto é alterado para uma janela de vidro triplo com sua cavidade externa preenchida com isolamento de argônio. No máximo, a água pode ser aquecida até 40ºC.


A equipe continua a estimar que a tecnologia reduzirá as contas de energia em cerca de 25% — dependendo do clima e da relação janela/parede — em comparação às janelas padrão. Embora seja adequado para novas construções, é ainda recomendado para renovações de edifícios como um retrofit de poupança de energia.


12 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page