Lançamento: Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos
Os lodos gerados em estações de tratamento água, esgoto sanitário ou efluentes industriais representam um custo operacional significativo para as empresas, podendo chegar a 60% dos custos operacionais totais da estação.
Este alto custo está associado principalmente aos serviços de remoção, transporte e destinação destes subprodutos, o qual acaba sendo geralmente para aterros ou usinas de compostagem, conforme as características específicas de cada material.
O que muitos profissionais e empresas ainda não sabem é que é possível reduzir drasticamente estes custos. E aqui vão alguns dos motivos:
O lodo enviado para destinação final geralmente passa apenas pelo processo de desidratação (ou desaguamento), contendo ainda cerca de 80% de água. Atualmente existem diversas alternativas sustentáveis para secagem de lodo, os quais não fazem uso de equipamentos complexos ou combustíveis, e que podem reduzir o volume do lodo em mais de 70%. Com esta enorme economia, o tempo de retorno do investimento desses sistemas acaba sendo muito rápido;
Grande parte do lodo gerado nas estações de tratamento citadas possuem grande potencial para reúso como um insumo na agricultura, se tratados adequadamente e cumprirem alguns requisitos, pois atualmente já há regulamentação para isso. Fazendo com que um subproduto que hoje gera uma alta despesa se torne uma nova receita para a empresa.
Com isso, estamos lançando um serviço de consultoria exclusivo que irá auxiliar as empresas a reduzirem consideravelmente os seus custos com lodo. O serviço é constituído por até 6 etapas, de acordo o objetivo de cada cliente:
Avaliação preliminar do lodo gerado pela empresa e custos operacionais;
Caracterização dos parâmetros do lodo exigidos pelas legislações ambiental e agronômica em laboratório certificado;
Avaliação dos resultados analíticos e indicação do potencial de economia com secagem e reúso agrícola do lodo;
Apresentação das soluções de secagem e reúso agrícola, indicando as tecnologias, processos, equipamentos, fornecedores e orçamentos, além de um estudo de viabilidade e tempo de retorno do investimento;
Intermediação entre a empresa e os fornecedores, além do acompanhamento da implementação das soluções;
Suporte na implantação e operação da planta, na logística do lodo, e no registro e comercialização dos insumos produzidos.
Equipe envolvida na consultoria:
Moisés Antônio Benvegnú: Engenheiro Químico com 13 anos de experiência na área de tratamento de água, efluentes e gestão de lodos.
Ivan Pereira: Engenheiro Agrônomo e Doutor em Agronomia, com 8 anos de experiência no desenvolvimento de insumos agrícolas. E participação em projeto de pesquisa na Embrapa sobre reúso agrícola de lodos.
Nós podemos ajudar a sua empresa a reduzir custos com a gestão dos lodos. Saiba mais clicando AQUI ou entre em contato conosco através do e-mail contato@aguaeefluentes.com.br
Comentarios