top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Lodo Granular Aeróbio - LGA

Considerado por muitos profissionais como um dos maiores avanços do século XXI na área de tratamento de esgotos, os reatores de lodo granular aeróbio (LGA) vêm recebendo bastante atenção em termos de pesquisa e instalação em escala plena em diferentes continentes e condições climáticas.

São frequentes os relatos na literatura de eficiências de remoção acima de 90% em termos de DQO, N total e P total, além de uma excelente sedimentabilidade da biomassa, e da manutenção no reator de elevadas concentrações de sólidos (> 8 g SSV/L) sem a necessidade de decantador secundário e recirculação de lodo.


Contudo, há também diversos relatos de problemas de instabilidade da biomassa, longo período de formação dos grânulos, formação de grânulos pequenos, acúmulo de nitrito e outras questões.


De autoria de pesquisadores da UFC, este artigo explora os mecanismos necessários para granulação em estações de tratamento de esgoto sanitário em escala plena, incluindo os principais grupos microbianos presentes no LGA, parâmetros-chave para a formação dos grânulos, configurações de reator, etc. Além disso, discutem-se algumas questões sobre a operação e a manutenção desses sistemas em escala plena.

Link do artigo: https://bit.ly/3oGpHXz


Somos parceiros de empresas referência no país, que oferecem soluções em tratamento de água, efluentes e lodo.


Caso tenha interesse em equipamentos ou serviços para sua empresa, entre em contato conosco através do e-mail contato@aguaeefluentes.com.br


80 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page