top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Luz UV no tratamento de água

A luz ultravioleta (UV) tornou-se um método cada vez mais popular para tratar a água, pois é uma maneira segura e eficaz de eliminar bactérias, vírus e outros microrganismos.





Um dos principais benefícios do uso da luz ultravioleta no tratamento da água é que ela é capaz de destruir microrganismos sem o uso de produtos químicos. Métodos tradicionais de tratamento de água, como cloro e ozônio, podem deixar subprodutos nocivos, mas a luz ultravioleta evita este processo. Isso o torna um método seguro e eficiente de tratamento, principalmente para processos de desinfecção.


A luz ultravioleta funciona penetrando na parede celular dos microrganismos e interrompendo seu DNA, tornando-os incapazes de se reproduzir e destruindo-os efetivamente. Este processo é conhecido como "desinfecção por UV". A luz utilizada neste processo está tipicamente na faixa de 260-280 nanômetros, o que é capaz de eliminar efetivamente uma ampla gama de microrganismos.


A luz ultravioleta pode ser usada para tratar a água em vários estágios do processo de tratamento de água. Pode ser usado para pré-tratamento, onde pode remover microrganismos antes que a água entre em outros processos de tratamento, como a ultrafiltração ou a osmose reversa. A UV também pode ser usada para pós-tratamento, como uma barreira final para garantir que a água esteja livre de microrganismos nocivos.

Para o seu uso, é crucial que a turbidez seja baixa (preferentemente água já filtrada) pois a presença de sólidos em suspensão faz com que a luz seja absorvida antes de atingir aos microrganismos.


Uma outra aplicação de UV é para polimento de águas para indústria de semicondutores. Quando aplicada em uma potência mais alta já na parte final do tratamento, ela também é capaz de romper pequenas moléculas orgânicas que configuram TOC e que acabaram passando pelo tratamento. Com esta reação, estas moléculas são quebradas sobrando apenas radicais livres ou CO2, que são facilmente removidos por um leito de resinas mistas.


Outro benefício do tratamento de água com luz ultravioleta é que ele pode ser facilmente integrado aos sistemas de tratamento de água existentes. Geralmente é um equipamento compacto e requer pouca manutenção, bom em locais com baixa disponibilidade de espaço.


Seu dimensionamento é feito analisando a vazão de água a ser tratada, e então se calcula a potência de luz requerida, em μW/cm2. Desta potência, se tem o quanto que cada lâmpada é capaz de fornecer e então se dimensiona a câmara UV com a quantidade total de lâmpadas necessárias.



50 visualizações0 comentário

Kommentare


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page