MBR - Biorreator de Membranas
O Biorreator de Membranas, ou MBR (da sigla em inglês Membrane Bioreactor), é um sistema de tratamento de efluentes que integra o processo biológico com a separação por membranas, e tem sido cada vez mais utilizado no Brasil.
Neste sistema, a separação entre o efluente tratado e o lodo biológico é feita por membranas de micro ou ultrafiltração, e não através de um decantador secundário, como ocorre no processo convencional de lodos ativados. E como a separação não depende da sedimentabilidade do lodo, a concentração de sólidos no tanque de aeração pode ser maior. Com isso, a área ocupada por um MBR e o volume de lodo gerado são menores que no processo convencional.
O efluente de um MBR possui excelente qualidade, pois praticamente todos os sólidos suspensos e a maior parte dos microrganismos não passa pelos poros das membranas, permitindo, assim, o seu reúso para diversos fins não potáveis.
Quer aprender mais sobre o MBR? Já está disponível o curso online “MBR SUBMERSO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES E REÚSO”, por um preço super acessível. Além disso, você vai aprender com um especialista na área, reconhecido em todo o Brasil, o engenheiro químico Joaquim Marques Filho, MSc.
Conteúdo do curso:
1. CONCEITO
O que é o MBR? Vantagens do MBR. Comparação com sistema convencional. Tipos: fibra oca, placa plana. Materiais.
2. PROCESSO
Fluxograma, pré-tratamento, tanque anóxico, reator biológico, sopradores, bombas, tubulações, permeado, limpeza química, remoção e tratamento do lodo. Automação.
3. DIMENSIONAMENTO
Parâmetros do efluente, Fluxo, exemplo de dimensionamento, comparação entre fibra oca e placa plana.
4. OPERAÇÃO
Comissionamento, startup, operação, monitoramento, limpeza. Reparo da membrana. Problemas operacionais.
5. MANUTENÇÃO
Entrega, armazenamento, comissionamento, parada e hibernação. Incrustação e limpeza das membranas.
6. ESTUDO DE CASOS
Municipal, comercial, industrial e reúso.
Para se inscrever no curso clique AQUI.
Comments