top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Medidor de nível radar

O medidor de nível radar é um dispositivo utilizado para medir o nível de líquidos ou sólidos em tanques de armazenamento, reservatórios e processos de produção, usando tecnologia de radar. Esse tipo de medidor utiliza ondas eletromagnéticas para determinar a distância entre o transmissor e a superfície do material que está sendo medido.


O princípio de funcionamento é semelhante ao medidor de nível ultrassônico. A diferença principal está na frequência de onda utilizada. Enquanto no medidor ultrassônico a frequência está na faixa do ultrassom, no medidor radar a frequência de onda utilizada é na faixa de micro-onda (entre 1 e 100 GHz), frequência mais alta que o ultrassom.


O funcionamento do medidor radar consiste na emissão de pulsos de radar em direção à superfície do material dentro do tanque. Ao atingir a superfície do material, parte das ondas são refletidas de volta em direção ao medidor. O tempo entre a emissão e o retorno do pulso é proporcional à distância entre o medidor e a superfície do material, e com isso é possível calcular o nível dentro do tanque.


O medidor de nível radar exibe a medição de nível em uma unidade de medida (como centímetros ou litros, por exemplo) em um display. Além disso, pode fornecer saídas analógicas ou digitais para integrar com outros sistemas de controle ou registro de dados.


É importante ressaltar que o medidor de nível radar pode ser afetado por fatores ambientais, como a presença de vapores ou gases que possam interferir nas ondas de radar. Portanto, é necessário considerar esses aspectos ao selecionar e instalar um medidor de nível radar adequado para uma aplicação específica.


A Sanecomfibra fornece o medidor de nível radar, além de outros tipos de medidores. Saiba mais em: sanecomfibra.com.br



20 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page