top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Medidores de vazão para condutos fechados

A escolha do medidor de vazão para monitorar e controlar um processo é sempre considerada uma etapa importante no projeto de qualquer estação de tratamento.


Neste post iremos tratar especificamente sobre dois tipos comuns de medidores de vazão de líquidos em tubulações fechadas: o eletromagnético e o ultrassônico. A Sanecomfibra fornece estes dois medidores, além de outros, e pode te auxiliar na escolha do medidor mais indicado para a sua aplicação. Saiba mais em sanecomfibra.com.br 


Abaixo abordamos o princípio de funcionamento de ambos:


MEDIDOR ELETROMAGNÉTICO


Os medidores de vazão eletromagnéticos operam com base no princípio da lei de Faraday. Quando um condutor (água com condutividade) corta linhas de fluxo magnético em um campo magnético, é gerada uma força eletromotriz proporcional à velocidade da água. Ao medir essa força, é possível determinar a vazão.


MEDIDOR ULTRASSÔNICO


Já os medidores por ultrassom utilizam ondas sonoras para medir a vazão. Transdutores emissores e receptores são montados de maneira oposta na parte externa de uma tubulação, enviando pulsos ultrassônicos através do tubo e do fluido. A diferença de tempo entre a emissão e a recepção dos pulsos é utilizada para calcular a velocidade da água, e assim, a vazão.



Comparação de Desempenho:


PRECISÃO


Os medidores eletromagnéticos são conhecidos por sua alta precisão em condições ideais, oferecendo resultados confiáveis em líquidos condutivos (geralmente acima de 100 uS/cm). Como trabalham com campos magnéticos, a entrada e saída do medidor devem estar sempre no mesmo potencial. Já os medidores por ultrassom também oferecem boa precisão, sendo adequados para uma variedade de líquidos, inclusive aqueles com baixa condutividade. Deve-se ter bastante atenção quando o ultrassom é instalado e configurado porque os dados da tubulação como espessura e material devem ser bem conhecidos. 


APLICAÇÕES ESPECÍFICAS


Medidores eletromagnéticos destacam-se em aplicações industriais robustas, enquanto medidores por ultrassom são frequentemente escolhidos para medições não invasivas, ideais para líquidos que não devem ser contaminados. Em tubulações grandes, os medidores por ultrassom geralmente utilizam transdutores que são montados externamente à tubulação. Essa configuração é conhecida como "clamp-on" (presilha).


INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO


Os medidores eletromagnéticos possuem uma maior complexidade para instalação, devido à intervenção na tubulação, como a remoção de um trecho ou perfuração. Já os ultrassônicos do tipo clamp-on são instalados externamente à tubulação, sem necessidade de intervenção. Oferecendo, assim, economia a longo prazo devido à menor necessidade de manutenção. Os medidores ultrassônicos são muito indicados para sistemas que não podem ser parados para instalação do instrumento, e também são usados para aferir e comparar as medições de instrumentos de vazão existentes. #medidoresdevazao #eletromagnetico #ultrassom #vazao #tratamentodeagua #tratamentodeefluentes #industria


13 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page