top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Nitrogênio

O nitrogênio é um contaminante do esgoto que pode causar diversos problemas nos corpos hídricos, como a eutrofização por exemplo.



No esgoto bruto, o nitrogênio é encontrado principalmente na forma de nitrogênio orgânico e amônia. O nitrogênio orgânico corresponde a grupamentos amina em moléculas orgânicas, como proteínas e ureia por exemplo, sendo que parte destas moléculas são solúveis e outras estão na forma particulada.


A parcela particulada é convertida à forma solúvel através da hidrólise. A maior parte das moléculas na forma solúvel é convertida em amônia, através do processo conhecido por amonificação.


A amônia está presente no esgoto bruto pois as reações de hidrólise e amonificação já começam a ocorrer na rede coletora de esgotos.


A amônia é oxidada a nitrito e logo em seguida a nitrato no processo de nitrificação. O nitrato, por sua vez, pode ser reduzido a nitrogênio gasoso através do processo de desnitrificação, e liberado para a atmosfera.


O nitrogênio orgânico e a amônia formam o Nitrogênio Total Kjeldahl, ou NTK. Já o Nitrogênio Total inclui o NTK, os nitritos e os nitratos.


E na ETE que você trabalha há algum processo para remoção de nitrogênio? Tem sido eficiente? Conte a sua experiência!


Este material faz parte do nosso Curso Básico de Tratamento de Esgoto Sanitário, que está com desconto. Cadastre-se em nossa Newsletter para receber o cupom: aguaeefluentes.com.br

55 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page