top of page

Onde coletar e como preparar a lâmina para microscopia de lodo ativado?


Tão importante quanto conhecer os microrganismos vistos na lâmina, é saber onde coletar a amostra, como armazená-la e preparar a lâmina para visualização no microscópio.


Se sua estação de tratamento de efluente por lodos ativados é um sistema contínuo e aeração o tempo todo, você pode coletar uma amostra a qualquer momento no final do reator, antes da saída pro decantador secundário. Mas se seu sistema é por batelada, a amostra deve ser coletada na última aeração do ciclo, quando toda a massa já está homogênea.


Utilizando qualquer frasco limpo, você coletará apenas 1/3 de seu volume, pois a amostra precisa do oxigênio residual da parte interna do frasco fechado para se manter fresca e ativa.


O ideal é analisar a amostra no mesmo dia, sem refrigerar. A refrigeração causa lentidão dos microrganismos, o que pode confundir o analisador.


Para a microscopia dessa amostra, basta aplicar 1 gota da amostra homogeneizada na lâmina, colocar a lamínula e acoplar ao microscópio.


Pronto! Agora você já está habilitado para iniciar suas amostragens e análises microscópicas. Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.


Eu sou Iuli Theisen, Engenheira Química especialista em Microbiologia de Lodos Ativados. Logo teremos um curso totalmente online sobre Microbiologia. Fique atento aqui para mais informações que podem salvar sua ETE.



Me encontre no Instagram: @bichinhosdaete

17 visualizações0 comentário

Comentarios


Cursos e Produtos

BFQuadrado2.png
image.png
LIVROS.png
Anuncios blog (10).png
10 cursos.png
bottom of page