top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Osmose Reversa - Unidades Móveis


A osmose reversa é um processo de separação por membranas usado na purificação de água em vários setores. Neste processo é aplicada pressão para filtrar a água através de uma membrana semipermeável. Com isso, é possível remover uma ampla gama de contaminantes da água, incluindo bactérias, vírus e sais dissolvidos, atingindo um alto grau de pureza.


A osmose já é um efeito conhecido há mais de 200 anos, mas a utilização em larga escala desta tecnologia iniciou apenas na década de 60, quando um método de fabricação de grandes quantidades de membranas poliméricas foi desenvolvido e aprimorado.

As atividades onde podemos encontrar a osmose reversa são:

  • Potabilização de água: a osmose reversa pode ser usada na purificação de água para fins potáveis, especialmente em áreas onde a água disponível é salobra, está contaminada ou é de má qualidade. Também é usada na produção de água engarrafada.

  • Processos industriais: a osmose reversa é usada em uma variedade de processos industriais, incluindo a produção de alimentos, bebidas, cosméticos, produtos farmacêuticos e químicos. Além de ser muito utilizada na produção de água para caldeiras de média e alta pressão, para geração de vapor que produz tanto energia térmica quanto termelétrica.

  • Dessalinização: a osmose reversa é usada para remover o sal e outros minerais da água do mar, tornando-a uma ferramenta valiosa em áreas onde a água doce é escassa.

  • Tratamento e reúso de efluentes: A osmose reversa é usada para tratar águas residuais, auxiliando nos processos de tratamento de efluentes para descarte ou para o reúso de água.

Enfim, a osmose reversa pode ser utilizada em todos sistemas produtivos que necessitam de água com alto grau de pureza.

Nas empresas de saneamento e indústrias, que possuem alguma das atividades citadas acima, é comum ocorrer uma das seguintes situações:

  • Necessidade de aumentar a produção de água por um período específico;

  • Substituição de uma planta de tratamento de água devido a um problema inesperado;

  • Necessidade de teste de um sistema de osmose reversa em uma água de característica não convencional, antes de implantar uma unidade fixa.

Além disso, pode haver um evento de contaminação da água captada para abastecimento público, de modo que os processos convencionais de tratamento de uma ETA não sejam suficientes para tornar a água potável.

E então, o que se pode fazer? A solução para qualquer um destes cenários pode ser a locação de unidades móveis de osmose reversa.

A B&F Dias oferece o serviço de locação de sistemas modulares Plug and Play de osmose reversa em skids, para produção de 20 m³/h a 160 m³/h de água, que podem atender indústrias ou municípios que estejam com uma necessidade urgente ou programada.

Conheça este sistema em detalhes no vídeo abaixo:


Quer saber mais sobre as unidades móveis da B&F Dias? Acesse https://bfdias.com.br/locacao-de-unidades-moveis-osmose-reversa/

78 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page