Oxigênio Dissolvido (OD)
Os corpos hídricos apresentam concentração de oxigênio dissolvido (OD) em função do grau de poluição que se encontram, além de outros fatores, como temperatura e pressão. Geralmente há um equilíbrio entre as espécies que vivem nele, bem como na concentração de OD.
Existem espécies que consomem o OD durante a respiração, como os peixes e alguns tipos de bactérias, por exemplo, enquanto outros produzem O2, como as algas, através da fotossíntese. Dessa forma, junto com a troca de O2 com a atmosfera, o equilíbrio se mantém.
Quando há lançamento de esgoto bruto em um rio, por exemplo, a concentração de matéria orgânica naquele ponto aumenta. A partir daí, as bactérias aeróbias começam a decompor a matéria orgânica, produzindo novas bactérias e consumindo o oxigênio do meio em uma taxa mais rápida do que a que o rio pode receber da atmosfera, ou que outros organismos possam produzir. Causando assim uma diminuição na concentração de OD e um desequilíbrio no meio.
Além da matéria orgânica, o nitrogênio na forma de amônia também consome OD da água, durante o processo de nitrificação.
A diminuição da concentração de OD no corpo hídrico, causada por estes processos, pode acarretar em mortandade de várias espécies aquáticas, inclusive os peixes.
Para receber este e outros conteúdos, além de desconto em nossos cursos, cadastre-se em nossa newsletter: aguaeefluentes.com.br
Comentarios