top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Oxigênio Dissolvido (OD)


Os corpos hídricos apresentam concentração de oxigênio dissolvido (OD) em função do grau de poluição que se encontram, além de outros fatores, como temperatura e pressão. Geralmente há um equilíbrio entre as espécies que vivem nele, bem como na concentração de OD.


Existem espécies que consomem o OD durante a respiração, como os peixes e alguns tipos de bactérias, por exemplo, enquanto outros produzem O2, como as algas, através da fotossíntese. Dessa forma, junto com a troca de O2 com a atmosfera, o equilíbrio se mantém.


Quando há lançamento de esgoto bruto em um rio, por exemplo, a concentração de matéria orgânica naquele ponto aumenta. A partir daí, as bactérias aeróbias começam a decompor a matéria orgânica, produzindo novas bactérias e consumindo o oxigênio do meio em uma taxa mais rápida do que a que o rio pode receber da atmosfera, ou que outros organismos possam produzir. Causando assim uma diminuição na concentração de OD e um desequilíbrio no meio.


Além da matéria orgânica, o nitrogênio na forma de amônia também consome OD da água, durante o processo de nitrificação.


A diminuição da concentração de OD no corpo hídrico, causada por estes processos, pode acarretar em mortandade de várias espécies aquáticas, inclusive os peixes.


Para receber este e outros conteúdos, além de desconto em nossos cursos, cadastre-se em nossa newsletter: aguaeefluentes.com.br


62 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page