top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Peneira Estática

O gradeamento faz parte do sistema de tratamento preliminar de uma ETE, assim como o desarenador e o medidor de vazão.


O gradeamento possui o objetivo de remover os sólidos grosseiros presentes no esgoto bruto, que são bastante variados, como pedaços de madeira, detritos, embalagens, além de outros. Estes sólidos na verdade não deveriam estar presentes no esgoto. Acabaram indo parar na rede coletora por algum descarte inadequado.


A remoção destes materiais é de fundamental importância para proteger os equipamentos de transporte do esgoto, como bombas e tubulações, e dispositivos utilizados nos processos, como aeradores, difusores de ar, raspadores e meios filtrantes. Além disso, esta remoção é importante também para evitar que estes sólidos cheguem no corpo receptor.


O gradeamento é formado por uma ou mais grades e existem diferentes tamanhos de grades que podem ser utilizadas, dependendo do tamanho dos sólidos que se pretende remover. Elas são classificadas de acordo com o espaçamento entre as barras, em:

  • Grades grosseiras: entre 40 a 100mm;

  • Grades médias: entre 20 a 40mm;

  • Grades finas: entre 10 a 20mm;

  • Peneiras: entre 0,25 e 10mm.

As peneiras possuem a capacidade de remover sólidos bem pequenos e podem ser muito úteis também em processos industriais, e estações de tratamento de lodo com foco no reúso agrícola.


Uma peneira bastante utilizada é a peneira estática, que funciona da seguinte forma: o efluente a ser gradeado entra na peneira pela parte superior. Internamente, o líquido toma sentido ascendente até o topo da peneira, de onde o líquido verte para a grade e entra na câmara interna, sendo encaminhado para a etapa seguinte do tratamento. Os sólidos ficam retidos na grade e deslizam até a parte inferior da peneira, em função do movimento do líquido e do formato curvo da grade. Os sólidos então acabam caindo em compartimento específico para acondicionamento, caçamba, rosca transportadora ou de acordo com a necessidade do projeto. Confira no vídeo:



Além do saneamento, a peneira estática é bastante utilizada em indústrias químicas, de conservas alimentícias, de pescados, frigoríficos e curtumes.


Os sólidos removidos no gradeamento de estações de tratamento de esgoto devem ser corretamente armazenados. Pois, devido à matéria orgânica aderida, podem ser foco de maus odores e de atração de vetores. O destino destes sólidos geralmente são os aterros sanitários.


A SanecomFibra fabrica peneiras estáticas de diferentes tamanhos. O corpo é fabricado em PRFV com inibidor de raios UV, e a grade é fabricada em aço inox AISI-304 ou AISI-316 de acordo com a necessidade.




82 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page