top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Perda de carga em sistemas de aeração por ar difuso - Parte 1

Pequenos detalhes são importantes influenciadores que podem determinar o resultado final de um grande projeto. E ao falar em dimensionamento, todo detalhe importa nas especificações técnicas.


Esta série de 3 posts tem como objetivo propor um olhar mais operacional com a finalidade de aumentar a percepção da nocividade da perda de carga para a eficiência energética e operacional do sistema de aeração de uma ETE.


Fazendo um paralelo entre sistemas de aeração por ar difuso e perda de carga, os difusores, por si só, já promovem uma perda de carga. Isso se deve aos orifícios que formam as bolhas finas, ou seja, o ar encontra resistência em sua passagem lá nos difusores no fundo do tanque ou lagoa de aeração.


Os difusores são, normalmente, os maiores responsáveis pela geração de perda de carga no sistema. Mas além dos difusores, há outros componentes como válvulas, conexões e trechos de tubulação que provocam e incrementam de forma variada o valor total da perda de carga.


Os difusores devem ter um fluxo de ar mínimo abaixo do qual não devem ser operados e um fluxo de ar máximo acima do qual também não devem operar pois a eficiência da aeração diminui rapidamente. O ponto correto do fluxo de ar deve ser suficiente para distribuir uniformemente o ar através do difusor e ao mesmo tempo resultar em mínimo inflamento da superfície da membrana, e assim não permitir a infiltração de licor misto e evitar os possíveis problemas de incrustação.


Quanto maior a vazão de ar por difusor, maior será a perda de carga e o consumo de energia. Nenhum fabricante sério no mundo recomendará operar com vazões de ar elevadas, não somente pela questão energética, mas também pela redução da vida útil das membranas dos difusores.


Na parte 2 desta série iremos abordar os materiais construtivos de difusores de ar e a sua relação com a perda de carga.

A B&F Dias é a maior especialista em sistemas de aeração por ar difuso do Hemisfério Sul com mais de 33 anos de experiência. Saiba mais em bfdias.com.br




21 visualizações0 comentário

留言


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page