top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Perda de carga em sistemas de aeração por ar difuso - Parte 2

Esta é a parte 2 da série sobre a perda de carga em sistemas de aeração por ar difuso, e vamos abordar os materiais construtivos de difusores de ar e a sua relação com a perda de carga. O tema da parte 1 foi os componentes do sistema que causam a perda de carga, e a relação da vazão de ar com esta perda.

Atualmente há diversos tipos de modelos de difusores, de diferentes materiais, formatos e tipos de perfuração. Todos esses pontos se relacionam diretamente com a perda de carga que eles podem apresentar.


O que é pouco conhecido é o fato de difusores visualmente muito parecidos (quase idênticos), apresentarem comportamentos completamente diferentes em relação a taxa de transferência de oxigênio e a perda de carga.


Mas o que provoca essa diferença de performance em componentes tão parecidos?


Basicamente, são dois os fatores: composição do material e perfuração das membranas.


A maior parte das membranas atualmente vendidas é em EPDM (ethylene propylene diene methylene). A borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM), pertence ao grupo genérico das “borrachas de etileno-propileno”, grupo que engloba duas variedades de borrachas: os copolímeros e os terpolímeros.


O sucesso de um composto de EPDM depende de pesquisa e a utilização de maior percentual de componentes adequados à aplicação. Membranas fabricadas com grande quantidade de óleos apresentarão problemas dimensionais num curto espaço de tempo com a perda desse material para o efluente ou mesmo para um determinado grupo de microrganismos.


Além de apresentar menor perda de carga, membranas em EPDM ainda possuem resistência à temperatura, diferentemente do Poliuretano, por exemplo.


Consultores e engenheiros de processos de tratamento mais experientes entendem o assunto “perda de carga” como de extrema importância e parte integrante do processo decisório para implantação de um sistema de aeração de bom funcionamento.


Na parte 3 desta série iremos abordar sobre o planejamento no dimensionamento de sistemas de aeração.


A B&F Dias é a maior especialista em sistemas de aeração por ar difuso do Hemisfério Sul com mais de 33 anos de experiência. Saiba mais em bfdias.com.br


19 visualizações0 comentário

Comentarios


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page