top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Perda de carga em sistemas de aeração por ar difuso - Parte 3

Além da perda de carga dos difusores, o dimensionamento do sistema e sopradores deve levar em conta outras particularidades como a velocidade adequada de aplicação, diâmetros, tipos de válvulas, conexões e caminhamento da tubulação de interligação que liga sopradores ao tanque de aeração ou lagoa aerada.


Na prática, atendo-se à tubulação de interligação ou de distribuição de ar, a atenção deve estar voltada à redução da perda de carga ao longo do caminho percorrido pelo ar da forma mais sutil possível.


O dimensionamento do sistema, bem como o percurso da tubulação de interligação precisa ser pensado de forma a minimizar essa inevitável perda e assim também aumentar a eficiência energética de uma ETE. Pode parecer simples, mas essa simplicidade pode trazer ótimos resultados no processo, tanto sob o ponto de vista de eficiência de tratamento, como também na eficiência energética.


O gráfico da imagem ajuda entender melhor porque todo o cuidado é pouco para um dimensionamento eficiente da tubulação de distribuição de ar, uma vez que a aeração dentro do processo como um todo é aquele que consome maior energia.


Em suma, a perda de carga é a soma da carga de elevação, carga de velocidade e carga de pressão do ar dentro do percurso dessa tubulação. Essa perda está diretamente ligada a velocidade do ar, comprimento da tubulação, diâmetro da tubulação e também às conexões e válvulas presentes nesse percurso.


Fatos sobre perda de carga e dimensionamento da sua tubulação:


1. Quanto menor a perda de carga, menor o consumo de energia;

2. Quanto maior a vazão de ar por difusor, maior perda de carga;

3. Quanto maior perda de carga, maior a temperatura na tubulação e no sistema;

4. A profundidade do tanque deve ser levada em conta no dimensionamento;

5. Analise e otimize o caminho a ser percorrido pela tubulação de interligação;

6. Perda de Carga nos Difusores – monitore possíveis incrustações nas membranas;

7. Diâmetro da tubulação - achar um equilíbrio entre custo x velocidade do ar na tubulação.


A B&F Dias é a maior especialista em sistemas de aeração por ar difuso do Hemisfério Sul com mais de 33 anos de experiência. Saiba mais em bfdias.com.br




30 visualizações0 comentário

コメント


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page