top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Pesquisadores criam técnica para tirar partículas de microplástico da água com uso de ímãs


Um estudo publicado em abril de 2022 no periódico Science of the Total Environment acendeu um novo alerta sobre o meio ambiente: partículas de microplástico foram encontradas nos pulmões de pessoas vivas, em tamanhos maiores do que o imaginado, o que chamou a atenção dos pesquisadores e mostrou que a poluição causada pelo descarte inadequado do plástico tem efeito direto nas pessoas.


Uma outra pesquisa já havia encontrado microplásticos no sangue humano de mais de 80% das pessoas testadas. Isso acontece porque o plástico demora centenas de anos para desaparecer da natureza, gerando pequenas partículas que são ingeridas sem que saibamos. Pensando em solucionar esse problema, um grupo de pesquisadores da escola de engenharia do Instituto de Tecnologia Real de Melbourne criou uma forma rápida e eficiente para limpar grandes volumes de água.


A solução é utilizar um pó de ferro adsorvente (material sólido insolúvel capaz de efetuar a adesão de moléculas também insolúveis dispersas em um meio líquido ou gasoso) e ímãs para separar o microplástico de outros poluentes da água. A ferramenta é feita de nanopartículas preparadas com propriedades especiais para potencializar a habilidade de atrair esses poluentes. A combinação entre o pó e os ímãs remove partículas mil vezes menores do que quando se utilizam outras técnicas de limpeza de água.


57 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page