top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Recirculação de lodo no processo de lodos ativados

A recirculação de lodo é uma etapa importante no processo de tratamento por lodos ativados, pois permite aumentar e controlar a concentração de microrganismos no tanque de aeração, e assim melhorar a eficiência na remoção da matéria orgânica.


O lodo do processo é constituído principalmente por bactérias aeróbias ainda ativas, ou seja, ávidas a consumir alimento, que neste caso é a matéria orgânica do efluente a ser tratado. Dessa forma, no processo de lodos ativos, é fundamental que parte do lodo do fundo do decantador secundário retorne ao tanque de aeração, aumentando assim a concentração dessas bactérias.


A recirculação de lodo também é essencial para manter a idade do lodo maior que o tempo de detenção hidráulica. A idade do lodo é o tempo médio que o lodo permanece no sistema, e influencia na qualidade do efluente tratado, no nível de estabilização do lodo gerado e na quantidade de lodo excedente.


O lodo removido do decantador secundário, que não é recirculado, compõe o lodo excedente do processo, que deve ser tratado e destinado adequadamente.


A razão de recirculação de lodo (R), assim como a vazão de recirculação (Qr), podem ser calculadas de acordo com a equação mostrada na imagem.


Como exemplo, considera-se que:


- A concentração de sólidos suspensos (SST) no tanque de aeração (X) deve ser mantida em 3.125 mg/L;

- Concentração de SST no lodo de retorno (Xr) igual a 10.000 mg/L;

- Vazão de entrada no sistema (Q) de 1.500 m³/d.


Tem-se então:


Razão de recirculação: R = 3.125/(10.000-3.125) = 0,45

Vazão de recirculação: Qr = R x Q = 0,45 x 1.500 = 675 m³/d


A concentração de SST no lodo de retorno depende de vários fatores do processo. Valores típicos situam-se em torno de 6.000 a 12.000 mg/L.


Para que o processo de lodos ativados funcione adequadamente, a medição das vazões envolvidas, tanto de entrada do processo como de recirculação de lodo, devem ser precisas.


A SanecomFibra é referência em equipamentos para medição de vazão, como Calhas Parshall e Sensor Ultrassônico, Calhas Palmer-Bowlus, Medidores Eletromagnéticos, além de outros. Saiba mais em sanecomfibra.com.br



77 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page