top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Rio de Janeiro terá nova estação de tratamento de água no Guandu


A Cedae está construindo uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). O sistema Guandu II fica em Nova Iguaçu, próximo à antiga ETA, e vai produzir mais 12 mil litros de água por segundo (l/s), alcançando 3 milhões de pessoas na Baixada Fluminense e também em outras partes da Região Metropolitana. Caso a licitação seja aprovada em 2023, a previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre de 2025.


Segundo a Cedae, o novo sistema vai possibilitar que toda a Baixada Fluminense seja abastecida com água potável. “Vamos resolver uma antiga demanda da região“, afirma Humberto Melo Filho, diretor responsável pelo projeto.


O sistema vai operar em conjunto com a ETA Guandu, totalizando a produção e o tratamento de 55 mil l/s para 12 milhões de habitantes na capital e na Baixada Fluminense. O Novo Guandu terá investimentos de mais de R$ 2 bilhões. Na prática, a operação será a mesma: captar do Rio Guandu e realizar todo o processo de purificação da água para que a distribuição seja realizada.


A estrutura física do novo sistema será maior que a ETA Guandu e a obra terá quatro fases. Um muro para a marcação das instalações já começou a ser erguido no local.


16 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page