top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Sabesp construirá 1ª usina de geração de energia a partir da incineração de resíduos sólidos urbanos


A Sabesp formalizou parceria com a empresa Orizon Valorização de Resíduos S.A para construção da primeira usina de geração de energia a partir da incineração de resíduos sólidos urbanos do Brasil.


No dia 22/12/22 foi concluída a operação para aquisição de participação de 20% da FOXX URE-BA S.A, subsidiária da Orizon, formando uma sociedade para produção de energia limpa e renovável a partir do tratamento térmico desse resíduos – produzidos pelo município de Barueri.


O tratamento de resíduos sólidos vai ao encontro do compromisso da Sabesp com a sustentabilidade, qualidade de vida e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


O investimento total do projeto será de R$ 521 milhões e tem por objetivo diversificar a destinação de resíduos sólidos urbanos no Estado de São Paulo, promovendo também a economia circular a partir da geração de energia renovável. Atenta às mudanças climáticas e ambientais, a Sabesp já atua em outras frentes para geração de energia limpa como: hidráulicas, fotovoltaicas e fotovoltaicas sobre flutuantes.


A nova unidade terá potência instalada de 20 MW (o que equivale ao abastecimento de mais de 80 mil residências). Aproximadamente 16 MW serão comercializados via PPA (Power Purchase Agreement) ANEEL. A capacidade de tratamento é de 300 mil toneladas anuais de resíduos, a partir de 2026.



Imagem: Site da Orizon Valorização de Resíduos S.A.


19 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page