top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Surfactantes: remoção utilizando oxigênio singlete


Com frequência nos perguntam como remover surfactantes dos efluentes. Uma técnica bastante interessante é descrita nesta dissertação: “Tratamento de águas e efluentes contento surfactantes através do sistema peróxido de hidrogênio / hipoclorito”, da Mariana de Faria Gardingo.


Segue abaixo o resumo do trabalho:


“Águas e efluentes industriais contaminados com detergentes são de difícil tratamento visto que esse tipo de contaminante apesar de comumente ser biodegradável, necessitaria de tempos de reação de dezenas de horas para tratamento por oxidação química ou biológica.


Tais tempos longos não estão usualmente disponíveis nas estações de tratamento de águas que em geral operam com tempos totais de cerca de 2 h. Nesse contexto, existe interesse em se dispor de processos de remoção de tensoativos de águas e efluentes que possam ser rápidos e de baixo custo.


Dentre os possíveis processos que possam oferecer essas características situam-se os chamados processos de oxidação avançada (POA). O presente projeto teve como objetivo, avaliar um POA obtido pela combinação do peróxido de hidrogênio (H2O2) com o hipoclorito de Sódio (NaClO) como sistema gerador de oxigênio singlete (1O2) para a degradação de surfactantes em águas e efluentes industriais.


Foram avaliados sobre a eficiência de remoção do surfactante lauril sulfonato de sódio (SLS) os efeitos das possíveis variáveis operacionais: concentração inicial de tensoativo; pH; dose de H2O2 e dose de NaClO, em temperatura ambiente.


O sistema combinado peróxido de hidrogênio + hipoclorito de sódio gerando oxigênio singlete, mostrou-se efetivo na degradação do lauril sulfato de sódio (SLS) em água, permitindo que em condições de [SLS]i: 5 ou 10 mg/L, pH = 6 a 8, razão molar ([H2O2] + [NaClO]) : [SLS] = 2,5:1, atinja-se uma uma concentração final de [SLS] < 0,5 mg/L em um t = 60 minutos – em batelada.”


O oxigênio singlete é uma espécie eletronicamente excitada da molécula de oxigênio molecular (O2), extremamente reativa.


25 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page