top of page
Buscar

Troca de Membranas: sua importância na eficiência e confiabilidade do sistema de tratamento

Os sistemas de tratamento por membranas são utilizados para diversas aplicações, principalmente no tratamento de água para fins potáveis e industriais, e no tratamento de esgoto sanitário e efluentes industriais, inclusive para reúso. Os principais sistemas utilizados são a microfiltração, a ultrafiltração, a nanofiltração e a osmose reversa (ou inversa).

As membranas possuem uma alta eficiência na remoção de uma enorme variedade de contaminantes, e a escolha de qual sistema utilizar depende principalmente do tamanho e características dos contaminantes, e da porosidade e material de fabricação da membrana.


Porém, esta eficiência vai reduzindo ao longo do tempo, principalmente devido ao ataque de possíveis oxidantes ou das limpezas químicas (CIP), que quando executadas corretamente são fundamentais para estender a vida útil das membranas. Porém, assim como uma roupa vai desbotando a cada lavagem, a membrana também vai perdendo a eficiência a cada CIP.


Abaixo são apresentados alguns fatores que levam à troca regular das membranas:


- Desgaste e envelhecimento: com o tempo, as membranas sofrem desgaste natural e envelhecem devido à exposição contínua a impurezas, produtos químicos e pressão operacional. Membranas desgastadas podem não ser tão eficazes na remoção de contaminantes como membranas novas, comprometendo o atendimento aos padrões exigidos.


- Acúmulo de incrustações e contaminantes irreversíveis: as membranas podem acumular incrustações de minerais, sólidos suspensos, microrganismos e outros contaminantes durante o processo de tratamento. Normalmente, esses contaminantes são removidos durante o CIP, porém alguns destes se acumulam indefinidamente, obstruindo cada vez mais a passagem de água, que faz com que se elevem as pressões de operação. Este aumento de pressão pode causar danos a outros componentes do sistema, além de elevar os custos operacionais com energia.


A troca regular das membranas faz parte de uma estratégia de manutenção preventiva para garantir que o sistema de tratamento funcione de maneira eficiente e confiável ao longo do tempo.


A B&F Dias fornece membranas de reposição para os principais sistemas utilizados, além do serviço de limpeza química periódica para osmose reversa.


Saiba mais em: bfdias.com.br



24 visualizações0 comentário

Comments


Imagem_blog3.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page