top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Ultrafiltração (UF): Saiba mais sobre a tecnologia mais versátil no tratamento de água e efluentes com membranas

Hoje vamos conhecer um pouco mais esta que é a tecnologia mais versátil no tratamento de água e efluentes com membranas: A Ultrafiltração (UF).


Sua versatilidade reside no fato de que a UF possui uma aplicação ampla, em diversas etapas tanto no tratamento de água como efluentes. O intervalo do tamanho do poro da UF  é entre 0,01 e 0,1 micrômetro e é o que confere este grande número de aplicações, pois muitas substâncias de interesse se encontram nessa faixa.


Para aplicações de potabilização de água, a UF é excelente porque os vírus e bactérias possuem um tamanho maior do que os poros da membrana, sendo retidos e eliminados da água produzida, a qual mantém os sais minerais dissolvidos importantes. Este potencial de gerar uma água isenta de microrganismos é o que a torna uma excelente alternativa.


Como a qualidade de água produzida é bastante estável e confiável, outra grande aplicação das membranas de UF é no tratamento de efluentes, em biorreatores de membrana (MBR). As fibras de UF conseguem suportar grandes quantidades de sólidos em suspensão em movimento no seu exterior, e o seu material polimérico é bastante resistente, tanto a agitação dos sólidos suspensos em um tanque aeróbio quanto às limpezas químicas que são realizadas com alguma frequência.


Outra aplicação da UF é em polimentos de processos industriais mais críticos, por exemplo em unidades que produzem água ultrapura para produção de semicondutores, utilizados na fabricação de microchips. Como estes sistemas trabalham de forma contínua, em um anel de distribuição que fica em constante movimento, alguns equipamentos como ultravioletas e resinas de troca iônica também são acoplados neste “loop”. A UF entra como agente final para garantir que qualquer partícula de resina que possa ter se rompido, ou um traço de um anel de vedação que possa ter se desprendido, sejam retidos, agindo como equipamento de proteção antes da distribuição da água aos equipamentos.


Como um último exemplo temos o polimento na produção de água para injetáveis. Toda água produzida que vá entrar em contato com o sangue de mamíferos, geralmente em vacinas ou soros, precisa estar isenta de endotoxinas. Estas são substâncias tóxicas presentes nas paredes de algumas bactérias, que podem estar em ambientes tão variados como o interior de uma tubulação. Se injetadas no paciente, elas podem gerar algumas reações adversas graves. A ultrafiltração quando instalada como última barreira num sistema de água para injetáveis, consegue reter essas endotoxinas no caso de estarem presentes, garantindo a qualidade da água na indústria farmacêutica.


Pode-se perceber que a UF está presente em diversas aplicações que estão presentes no nosso dia a dia. De um copo de água a microchips utilizados em smartphones e automóveis.


A BBI Filtração fornece membranas de ultrafiltração e osmose reversa, além de diversos outros produtos para purificação de água. Confira em: bbifiltracao.com.br



13 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page