top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Uso do BIOMETANO gerado a partir do lodo de esgoto para abastecimento de veículos - o caso de Franca

A cidade de Franca sempre é destaque quando o assunto é saneamento.


Atualmente possui 100% de cobertura no abastecimento de água potável, e 100% do esgoto é coletado e tratado. Recentemente ficou entre as melhores cidades do Brasil no Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, que considera os dados do SNIS e as 100 maiores cidades do país.

Os sistemas de água e esgoto do município são operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp.


Franca também se destaca nacional e internacionalmente por possuir um projeto inovador em sua ETE: o biometano produzido a partir do lodo de esgoto é utilizado para abastecer a frota de veículos leves da Sabesp no município.


O biogás gerado nos digestores anaeróbios de lodo da ETE passa por tratamento para remoção de gás carbônico, umidade, sulfeto de hidrogênio, siloxanos e outros contaminantes, concentrando assim o metano do biogás, conhecido por biometano.


A operação da planta de biometano para uso veicular teve início em 2018, e contou com a parceria do Instituto Fraunhofer, da Alemanha.


Atualmente, a produção de biometano é suficiente para abastecer todos os 40 veículos da frota da Sabesp de Franca, consumindo somente 10% do total produzido.


Recentemente, em visita à região, André Salcedo, Diretor – Presidente da Sabesp, disse que a meta é potencializar a utilização e estender essa solução inovadora e ambientalmente sustentável para outras áreas e cidades onde a Sabesp atua.


Fonte: Sabesp

Somos parceiros de empresas reconhecidas nacionalmente pela qualidade e excelência, que oferecem soluções em tratamento de água, efluentes e lodo.


Caso tenha interesse em equipamentos ou serviços para sua empresa, entre em contato conosco através do e-mail contato@aguaeefluentes.com.br

44 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page