top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Vazão e Nível: acesso remoto e armazenamento na nuvem dos dados

O sensor ultrassônico pode ser utilizado para diversas finalidades em estações de tratamento de água ou efluentes, ou na indústria, pois permite medir o nível de líquidos com alta precisão e de modo não invasivo, ou seja, sem contato direto com o líquido.


Assim, é muito utilizado para medir o nível de água, efluentes e produtos químicos em tanques, ou para medição de vazão, quando instalado junto com medidores de vazão, como as calhas Parshall, Palmer-Bowlus ou H, permitindo o monitoramento da vazão instantânea e da totalizada.


O sensor ultrassônico para medição de nível funciona da seguinte forma: o sensor emite uma onda sonora de alta frequência, geralmente na faixa de ultrassom, que se propaga pelo ar até atingir a superfície do líquido a ser medido. Parte dessa onda sonora é refletida de volta ao sensor, e o tempo decorrido entre a emissão e a recepção da onda sonora é medido pelo sensor. A partir desse tempo de viagem, o sensor calcula a distância entre ele e o líquido, a qual é utilizada para se obter a altura do líquido no tanque ou na calha.


A precisão de um sensor ultrassônico para medição de nível depende de vários fatores, como a distância entre o sensor e a superfície do líquido, a qualidade do sinal ultrassônico emitido e recebido pelo sensor, a interferência de ruídos externos, a temperatura e a composição do líquido, entre outros.


Os dados obtidos pelo sensor ultrassônico podem ser armazenados na nuvem via internet wi-fi ou chip de celular, utilizando o sistema INTEGRO da SanecomFibra, e acessados remotamente pelo PC ou smartphone, para monitoramento do processo, ou até mesmo para configurar alarmes ou acionamento de bombas de forma remota.


O sistema INTEGRO pode ainda ser utilizado em lugares sem acesso à energia elétrica, pois possui um kit off grid de energia solar, com placas fotovoltaicas, inversor e bateria, garantindo que ele permaneça ligado 24h por dia, 7 dias por semana. Evitando também que oscilações elétricas locais danifiquem o equipamento.


Saiba mais em: sanecomfibra.com.br


29 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page