top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Wetlands Construídos para gerenciamento de lodo de ETA

Você sabia que uma das maiores plantas de tratamento por Wetlands Construídos do mundo serve para gerenciar lodo de estação de tratamento de água?


A Planta de Tratamento de Água de Hanningfield trata cerca de 240.000 m³ de água por dia para abastecimento humano de grande parte do condado de Essex, na Inglaterra. Como consequência, o processo gera um importante subproduto: 3.000 m³/d de lodo fresco rico em sulfato de ferro – e com 99,8% de água!

Para a disposição desse lodo, a companhia de abastecimento de água da região – Northumbrian Water Ltd. – costumava utilizar um sistema de lagoas de lodo que, na ocasião, estava no final da sua vida útil. Nesse contexto, iniciaram-se estudos de concepção para avaliação das melhores alternativas para o tratamento/disposição desse lodo.


Foram estudadas duas principais alternativas: uso de centrífugas mecânicas e uso de sistemas wetlands construídos para o gerenciamento do lodo da ETA. As vantagens econômicas e ambientais demonstradas para o uso dos sistemas wetlands construídos fez com que, em 2009, a companhia investisse nos sistemas wetlands construídos.


A planta de tratamento construída em escala plena compreende 16 leitos e começou a operar em 2012, se tornando a primeira planta de tratamento por wetlands construídos do mundo concebida para gerenciar, exclusivamente, lodo de estação de tratamento de água.


Seguem mais informações sobre este sistema:


Planta: Henningfield Sludge Treatment Reed Bed System

População atendida = 1,5 a 2,0 milhões de habitantes

Localização: Hanningfield, Inglaterra

Aplicação: Tratamento de lodo gerado em estação de tratamento de água

Área: 45.000 m²

Vazão: 3.000 m³/d ou 1.275 ton ST/ano

Responsável: Northumbrian Water Ltd. / Orbicon / ARM


Aqui no Brasil, uma das empresas que fornece esse tipo de solução é a Wetlands Construídos. Conheça mais sobre o trabalho deles em wetlands.com.br





95 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page