top of page
Foto 16-11-2021 14 18 26.jpg

Soluções para lodo de ETE e ETA

seco revolvido final (1)_edited.jpg

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

Oferecemos um serviço de consultoria completo e exclusivo com o objetivo de reduzir os custos das empresas com a gestão dos lodos gerados nas estações de tratamento de água, esgoto sanitário e efluentes industriais. Após avaliar e caracterizar o lodo gerado, apresentamos as melhores soluções para redução de volume e reúso agrícola. As alternativas apontadas irão diminuir drasticamente os custos operacionais envolvendo os lodos, e poderão transformar um custo em uma nova receita para a empresa. Saiba mais clicando AQUI.

secador solar.jpg

Secador Solar de Lodo

O secador solar de lodo cria artificialmente um efeito estufa para evaporação da água do lodo. O sistema opera com baixas temperaturas e é altamente eficiente. O teor de água do lodo seco pode chegar a menos de 10% em aproximadamente 20 dias (estes números podem variar dependendo das características do lodo e do local). A partir deste processo, há uma redução aproximada de 70% do volume de lodo a ser transportado e destinado, em comparação ao lodo desidratado, reduzindo assim em torno de 83% os custos de disposição final do lodo. Além disso, o lodo já está apto para reúso agrícola ou aproveitamento energético.

wetlands.png

UGL Wetlands

A unidade de gerenciamento de lodo (UGL) por wetlands construídos é uma solução baseada na natureza (SbN) para tratamento do lodo gerado em ETEs e ETA. É um sistema que utiliza plantas no processo de tratamento e pode possuir diversas configurações. É um sistema sustentável, neutro em carbono, com alta eficiência e de baixo custo operacional. Atualmente é uma das soluções mais interessantes para gestão dos lodos gerados nas estações de tratamento, podendo acumular lodo entre 5 e 10 anos sem a necessidade de destinação. No caso de lodo sanitário, após o tratamento por wetlands ele atende aos padrões para reúso agrícola.

bottom of page