wetlands.jpg

Introdução aos Wetlands Construídos para Tratamento de Esgotos

Para profissionais e estudantes da área de saneamento
PEÇA AGUA E EFLUENTES_R00_PNG.png
Quer saber mais? Veja abaixo

Online

100% online e aulas gravadas para você assistir no seu tempo

Certificado de Conclusão

Emissão de certificado após a conclusão do curso

Rápido

Total de 7 horas de curso divididas em 11 módulos

Acesso Imediato

Você pode iniciar o curso logo após a matrícula e o acesso é garantido por 6 meses

Suporte

O instrutor irá tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso
wetlands.jpg

Saiba mais sobre o curso, a empresa e os wetlands construídos:

1ª aula do curso
2ª aula do curso
Palestra sobre Wetlands Construídos
Vídeo Institucional da Empresa

Instrutor

André Baxter Barreto

1633372104249.jfif
  • LinkedIn ícone social

André é Biólogo Sanitarista mestrado e doutorado em Saneamento Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo DESA/UFMG. Desde 2007 dedica-se à nacionalização do Know-how e abertura de mercado para a tecnologia Wetlands Construídos no Brasil.

Já realizou 4 missões de Benchmarking tecnológico na Europa, visitando sistemas wetlands em larga escala e estabelecendo contato com os mais renomados pesquisadores e praticantes da área.
Desde 2015 ocupa o cargo de Gestor Executivo na empresa Wetlands Construídos. Atualmente, é o responsável pela Engenharia de Soluções na empresa, concebendo sistemas que empregam todo o potencial da tecnologia wetlands construídos aliado às mais tradicionais técnicas de engenharia sanitária, atendendo sob medida as demandas dos clientes. André também é responsável pela divulgação da empresa e prospecção de negócios em todo o território nacional.

Sobre a Wetlands Construídos:

A Wetlands Construídos está sediada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte e conta com projetos em importantes clientes do setor de saneamento, mineração e siderurgia. O foco das operações atualmente é com a redução dos custos das operações de saneamento empregando o Estado da Arte da tecnologia em associação com tecnologias clássicas da área de engenharia sanitária. Atendemos empresas que queiram, simplificar rotinas, reduzir custos e se destacar no cenário de Economia Circular, Redução das Emissões de GEE, transformando suas operações de saneamento em ícones de sustentabilidade ambiental.

Para saber mais sobre nossa atuação, visite:
www.WETLANDS.com.br

Vantagens dos Wetlands Construídos

Dos mais de 5500 municípios brasileiros, em torno de 3300, ou 60% do total, possuem população abaixo de 15 mil habitantes. E qual sistema de tratamento de esgotos seria o mais indicado para municípios com este porte?

A maior parte dos sistemas de tratamento utilizados atualmente possuem uma certa complexidade operacional, consomem muita energia elétrica, produzem lodo constantemente e em grande quantidade, ou emitem odores e gases do efeito estufa. Assim, muitas vezes, os custos operacionais de uma estação são muito superiores ao que o município pode arcar, colocando em risco a qualidade do efluente final, e acarretando diversos problemas, inclusive com os órgãos fiscalizadores.
 
Diante desta realidade, os wetlands construídos têm se destacado como solução para o tratamento de esgotos por apresentar inúmeras vantagens, entre elas:
- Alta eficiência na remoção de matéria orgânica e nitrogênio amoniacal
- Podem receber esgotos brutos sem necessidade de sistemas complementares
- Simplicidade operacional
- Sem geração de odores
- Não emitem gases de efeito estufa
- Baixo ou nenhum consumo de energia elétrica
- Lodo gerado é removido após vários anos, já apto ao reúso agrícola
- Integração paisagística
 
São muito indicados para tratamento dos esgotos de empresas, condomínios, pequenas localidades, municípios de pequeno porte e têm um grande potencial para TRATAMENTO DE LODO DE ETE’s já existentes, ou para TRATAMENTO DE LODO DE TANQUES SÉPTICOS  em municípios que utilizam sistemas individuais de tratamento.
 
Os wetlands construídos são apontados pela ONU como uma Nature Based Solution fundamental para a criação de uma lógica de economia circular, transição climática e saneamento sustentável. Estes sistemas vêm transformando a forma de tratar águas, efluentes e lodos mundo afora!
 
Que tal consolidar as bases do seu conhecimento sobre esta tecnologia de saneamento que está quebrando paradigmas no mundo inteiro?